Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS Revoluciona: Solicite Auxílio-Doença Sem Filas com AtestMed!

0

Em uma transformação significativa nas políticas de bem-estar social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) introduziu uma nova regra que promete revolucionar o processo de solicitação do auxílio-doença no Brasil. Com a intenção de minimizar a extensa fila de espera, que atualmente ultrapassa 1 milhão de segurados aguardando atendimento, o instituto agora permite que os requerentes do benefício por incapacidade temporária façam seu pedido remotamente, uma mudança que facilitará significativamente a vida dos cidadãos.

Como Funciona o Novo Sistema de Solicitação?

A novidade, divulgada no Diário Oficial da União, abre caminho para que os trabalhadores solicitem o auxílio-doença sem a necessidade de agendar ou comparecer a uma perícia médica presencial.

Os requerentes podem agora enviar seus documentos por meio do portal Meu INSS, através do novo sistema chamado Atestmed. Essa mudança é estratégica para acelerar a análise dos pedidos e garantir que os segurados recebam seus benefícios com mais agilidade.

Qual a Necessidade para o Benefício?

Para fazer uso desse recurso, o segurado deve anexar ao sistema toda documentação médica que comprove sua incapacidade temporária de continuar no trabalho. Os documentos podem ser enviados tanto pelo site oficial meu.inss.gov.br quanto pelo aplicativo Meu INSS.

Mesmo que o pedido seja feito por telefone, há a possibilidade de migrar para o AtestMed enviando a documentação necessária para análise à distância.

Leia Mais: Limpe Seu Nome: Aproveite até 99% de Desconto no MegaFeirão Serasa!

Qual a Documentação Exigida?

Para que o benefício seja considerado, o atestado médico, um dos documentos requeridos, precisa ser recente – emitido há no máximo 90 dias antes da Data de Entrada do Requerimento (DER). Além disso, deve incluir uma séries de informações, como data de início do repouso sugerido, prazo estimado para recuperação e, se possível, a Classificação Internacional de Doenças (CID) referente à condição do trabalhador.

Leia Mais: Pague o IPTU Curitiba 2024 Até 20/03 – Evite Atrasos e Aproveite Descontos!

Quem Pode Solicitar e Por Quanto Tempo o Benefício Vale?

Todo e qualquer segurado está elegível para solicitar o benefício de forma remota, mesmo aqueles que já possuam uma perícia presencial agendada. Contudo, é fundamental saber que a duração máxima concedida para o auxílio é de 180 dias, não podendo ser renovada. Caso haja necessidade de extensão do benefício, um novo pedido deve ser feito.