Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS Surpreende com Mudança no Pagamento do 13º em 2024: Entenda!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma mudança notável no cronograma de pagamento do 13º salário para 2024, que será diferente do costumeiramente realizado nos primeiros meses do ano. Aposentados e pensionistas foram surpreendidos com a notícia de que a antecipação do benefício não ocorrerá.

Calendário de Pagamento do 13º Salário do INSS 2024

Os pagamentos se darão em duas parcelas, ambas equivalentes a 50% do valor total do benefício. A primeira será paga em agosto, e a segunda, em novembro. Uma tabela completa das datas de pagamento por dígito final do benefício pode ser encontrada no site do INSS.

Quais as Mudanças no Cronograma de Pagamentos?

Em função da pandemia de Covid-19 que começou em 2020, o Governo Federal decidiu antecipar o 13º salário do INSS como uma forma de amparar os idosos, considerados um grupo de risco durante a crise sanitária. No entanto, para 2024, essa antecipação não está prevista no calendário.

Com a modificação, as duas parcelas do 13º salário passarão a ser pagas nos meses de agosto e novembro, conforme a legislação em vigor. Os segurados poderão verificar as datas e valores dos pagamentos dois dias antes do início do período de vigência no calendário do 13º salário.

Quem tem direito ao 13º do INSS?

O 13º salário do INSS é destinado a aposentados, pensionistas, e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário a partir de maio. Contudo, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao abono.

Leia Mais: Saiba Quem tem Direito a Nova Rodada de Pagamentos do Auxílio-Gás! VEJA!

Como consultar o pagamento do 13º salário do INSS?

Os segurados podem fazer a consulta dos valores a serem pagos por meio do sistema do INSS dois dias antes do start do calendário. Para isso, é preciso acessar o aplicativo Meu INSS, buscar por “Extratos” no menu de serviços, escolher “Extrato de pagamentos” e filtrar pelo mês desejado.

Apesar da surpresa inicial com a mudança no cronograma, vale lembrar que o valor do 13º salário será ajustado de acordo com o novo salário mínimo. Dessa forma, é essencial ficar de olho nas atualizações para estar sempre por dentro dos seus direitos e benefícios.

Leia Mais: NOVO Benefício do MEI: Licença-maternidade para Mulheres MEIs! ENTENDA!