Jornal dia
Seu jornal de notícias

Inteligência Artificial revoluciona INSS na detecção de fraudes! VEJA REVOLUÇÃO

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adicionou um novo membro à sua equipe nos últimos 30 dias, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, a Dataprev. Este sistema de IA foi desenvolvido para analisar atestados médicos enviados através da internet juntamente com pedidos de benefício por incapacidade temporária, conhecidos como auxílio-doença.

Qual a nova aposta do INSS?

Inteligência Artificial revoluciona INSS na detecção de fraudes! VEJA REVOLUÇÃO
Inteligência Artificial revoluciona INSS na detecção de fraudes! VEJA REVOLUÇÃO

A nova ferramenta, atualmente em fase de testes, tem como principal objetivo identificar tentativas de fraude no Atestmed, um sistema de análise de documentos que substitui a perícia médica. Este recurso de IA cruza dados cadastrais de médicos, como número de registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), especialidade, local de trabalho, IP do computador de onde enviou o atestado, nome e assinatura do profissional, com as informações que constam nos atestados. A abordagem visa identificar inconsistências que possam sugerir uma fraude.

Leia mais: Expansão do Bolsa Família em 2024: Conheça os 6 Novos Benefícios e o Calendário de Janeiro!

Quais as possíveis fraudes do INSS?

O INSS divulgou uma nota em que afirma que o desenvolvimento da ferramenta foi motivado pela identificação de irregularidades em documentos protocolados no Atesmed, pelo aplicativo Meu INSS. Este aplicativo é usado para solicitar benefícios de até 180 dias. Além disso, o INSS informa que já foi iniciada uma investigação pela Polícia Federal.

Nas verificações manuais, feitas com amostras dos processos, foram identificadas diferentes padrões de letras em um mesmo carimbo que atesta a assinatura do médico, por exemplo. Acredita-se que a nova ferramenta de IA possa identificar esse tipo de inconsistência de forma mais sistemática e rápida.

Leia mais: INSS Antecipa 13º Salário em 2024: Saiba Como Consultar e Confira o Calendário!

Como vai funcionar a nova ferramenta do INSS?

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, informou que os testes no sistema de IA começaram nesta segunda-feira (16). Após 20 a 30 dias de teste, será possível avaliar a efetividade da ferramenta. “Acredito que em 20 ou 30 dias já poderemos apresentar bons resultados”, finalizou Stefanutto.

A tecnologia de inteligência artificial tem transformado diversas áreas do mercado e, agora, está sendo usada no combate a fraudes no INSS. Esta é mais uma prova da versatilidade e capacidade desta tecnologia em resolver problemas complexos em diferentes campos.