IPVA 2024! aprenda a calcular com a tabela FIPE e Economize com Pagamento à Vista!
Aproxima-se o final do ano, e junto com as celebrações, ao virar do calendário iniciamos um novo ciclo. Mas junto a ele, surgem também as obrigações fiscais anuais que os proprietários de veículos devem se preparar para enfrentar, como o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Geralmente, o prazo para o pagamento da primeira parcela ou da quota única é na última semana de janeiro. No entanto, é possível já se organizar e tentar calcular o valor do pagamento antecipadamente.
Para estimar o valor devido, é necessário saber o valor venal do carro, que é determinado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As secretarias de Fazenda de cada estado usualmente publicam este valor em dezembro, juntamente com o calendário de pagamento do imposto. Posteriormente, é só multiplicar o valor venal do carro pela taxa de IPVA do respectivo estado/federativo. As taxas varia de estado para estado. Em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, por exemplo, o imposto para carros de passeio é de 4% e 2% para motocicletas. Se você mora no Espírito Santo, a taxa é baixa. É de 2% para carros de passeio e 1% para motos.
Como calcular o valor do IPVA?

Para exemplificar, vamos pensar em um carro empacotado em São Paulo e que custou R$ 70 mil, segundo a tabela Fipe. Nesse caso, o valor do IPVA seria de R$ 2.800. Para chegar a esse montante, deve-se utilizar a seguinte fórmula: valor venal do carro (70.000) multiplicado pela taxa de IPVA do estado (4), e o resultado é dividido por 100.
Facilidade ? veja agora
E é claro, nem todo mundo é adepto do bom e velho papel e caneta. Aqueles que preferirem uma abordagem mais tecnológica podem recorrer a ferramentas online para calcular esse imposto. Exemplos disso são Gringo, um aplicativo que disponibilizou a calculadora do IPVA 2024, e a Zapay Pagamentos, uma govtech especializada em pagamentos de débitos veiculares e que também possui a calculadora de IPVA.
E se quiser quitar tudo de uma vez?
Os proprietários que organizam suas finanças para pagar o IPVA de uma só vez podem aproveitar os descontos oferecidos pelos estados para o pagamento da quota única. Em 2023, São Paulo e Rio de Janeiro ofereceram 3% de desconto para quem optasse por quitar o imposto em uma única parcela. A porcentagem do desconto para 2024 será anunciada em dezembro pelas secretarias estaduais, juntamente com o calendário. Lembre-se que organizar o orçamento pode lhe trazer benefícios a longo prazo, então, planeje-se!