Jornal dia
Seu jornal de notícias

IPVA 2024: NÃO perca seu veículo por cometer esse erro! Entenda

0

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já começou a ser cobrado para o ano de 2024. Proprietários de veículos que negligenciam esse pagamento enfrentam diversas penalidades.

Entre elas estão multas, perda de pontos na carteira, retenção de veículos e restrições cadastrais, como a inclusão do nome no sistema de proteção ao crédito. A irregularidade no pagamento do IPVA também atrapalha a emissão do licenciamento anual do veículo (CRLV).

Qual o impacto da falta de pagamento do IPVA?

NÃO perca seu veículo por cometer esse erro! Entenda
NÃO perca seu veículo por cometer esse erro! Entenda

Conforme a legislação de cada Estado, o IPVA varia e é uma obrigação para proprietários de veículos. A ausência desse pagamento impede a emissão do licenciamento (CRLV), o que torna o veículo irregular.

Com isso, o veículo pode ser apreendido e o condutor pode acumular multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso o IPVA não seja quitado, o nome e o CPF do responsável poderão ser inclusos nos sistemas de proteção ao crédito.

Leia mais: Oportunidades na Saúde: 306 Vagas em Concurso Público!

Retenção do veículo por falta de pagamento do IPVA

A retenção do veículo não está diretamente relacionada ao não pagamento do IPVA, mas o atraso desse pagamento pode acarretar a retenção do veículo devido à falta do licenciamento.

No Estado de São Paulo, por exemplo, a multa para quem não paga o IPVA é de 0,33% por dia de atraso, com acréscimo de juros de mora baseados na taxa Selic. Após 60 dias, a multa equivale a 20% do valor do imposto.

Leia mais: Bolsa Família: Conheça os Detalhes e Calendário de Pagamento!

Parcelamento do IPVA 2024 como opção

Se não houve programação e o valor total do imposto não está disponível, o parcelamento é a melhor opção, segundo especialistas. Dependendo do desconto oferecido e do prazo para o parcelamento, pagar o imposto à vista, em muitos casos, não é vantajoso.

No Estado de São Paulo, por exemplo, o desconto para pagamento à vista é de 3%. No entanto, é mais recomendado que o contribuinte invista o valor total que seria destinado ao IPVA e saque os recursos mensalmente para quitar as parcelas.

Dependendo da rentabilidade do investimento, pode ser mais vantajoso que o desconto para pagamento à vista.

Portanto, é essencial estar atento ao prazo de pagamento do IPVA e avaliar a melhor forma de quitá-lo, assim evitando multas e outras penalidades.