IPVA 2024: Saiba as datas de pagamento, como utilizar o PIX e as multas por atraso!
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) anunciou a retomada do calendário de pagamento do IPVA 2024. A partir do dia 11 de fevereiro de 2024, os proprietários de veículos registrados no estado paulista terão a opção de pagar o imposto à vista, sem desconto, ou em parcelas.
Qual o calendário de pagamentos?
O calendário para quitação do IPVA 2024 varia de acordo com o final da placa dos veículos. Com início em 11 de fevereiro e encerramento no dia 24 do mesmo mês, os proprietários precisam estar atentos às datas para evitar o pagamento de multas e juros.
Com o carnaval em 2024, a Sefaz-SP permite o pagamento do imposto para as placas de final 1, 2 e 3 até o dia 15 de fevereiro. Ademais, a secretaria decidiu manter todos os vencimentos no mesmo dia do mês para facilitar aos contribuintes.
Para saber o valor do imposto devido, os contribuintes podem consultar o portal da Sefaz-SP ou os bancos autorizados a receber o IPVA, munidos do número do Renavam e da placa do veículo.

Qual A novidade PIX no IPVA 2024?
Trouxeram uma novidade para o ano de 2024. Agora, a Sefaz-SP permite o pagamento do IPVA através do PIX, oferecendo mais agilidade, facilidade e imediatismo na quitação do imposto. Basta acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, fornecer as informações do veículo e gerar o QR Code para pagamento.
O QR Code gerado tem validade de 15 minutos, sendo necessária a emissão de um novo código após este período. Continuam as demais opções de pagamento em rede bancária, casas lotéricas ou por cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Leia Mais: Prazo para pagar o IPTU é entendido! Confira agora e se mantenha em dia!
Quais as Implicações do atraso no pagamento do IPVA?
O descumprimento do prazo de pagamento do IPVA acarreta multa diária de 0,33% e juros baseados na taxa Selic. Após 60 dias de atraso, a multa é fixa e corresponde a 20% do valor do imposto. Além disso, o não pagamento do IPVA impede o licenciamento do veículo.
Leia Mais: Caixa Tem: liberado até R$ 3 mil para saque! Confira os requisitos