Juros caem para empréstimos a aposentados do INSS: Veja como obter!
A nova taxa de juros em vigor para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entrou em vigor recentemente. A medida, aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), estabelece uma taxa máxima de juros de 1,8% ao mês para esse tipo de operação, o que representa uma redução de 0,04 ponto percentual. Em paralelo, a taxa para o cartão de crédito consignado foi reduzida de 2,73% para 2,67% ao mês.
Essas mudanças estabelecidas fazem parte de uma proposta do governo, justificada devido ao corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, os juros básicos da economia. Em setembro, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central diminuiu a Taxa Selic de 12,75% para 12,25% ao ano. Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, havia anteriormente afirmado que a pasta seguiria os cortes na Selic e proporia reduções nos juros para empréstimos consignados à medida que esses decrescessem.
Como o novo limite de juros impacta o público?

Os segurados do INSS, através do aplicativo ou site ‘Meu INSS’, têm facilidade em acessar informações sobre as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras do Brasil. Ao escolher o serviço “Extrato de empréstimos” e a opção “Instituições e taxas”, todas as informações referentes aos juros estarão disponíveis ao segurado. Facilitando assim a tomada de decisão na contratação de empréstimos e permitindo a comparação de taxas oferecidas por diferentes bancos.
Leia Mais: Como o MEI pode Planejar a Aposentadoria: Conheça seus Direitos e Benefícios!
O que isso acarreta para a transação financeira dos aposentados e pensionistas do INSS em 2024?
Essa mudança certamente impacta o desconto em folha dos beneficiários, onde o índice máximo cai de 1,84% para 1,80% ao mês. No caso das operações envolvendo cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa máxima foi reduzida de 2,73% para 2,67% ao mês. Conjuntamente à redução da taxa básica de juros (Selic) definida pelo Copom, essas alterações certamente proporcionam ao público uma melhor oportunidade financeira.
Portanto, essa funcionalidade oferece aos segurados a chance de avaliar qual instituição financeira apresenta as condições mais vantajosas. Dando-lhes a possibilidade de realização de portabilidade do empréstimo consignado para obter melhores benefícios. A Taxa Selic, vale ressaltar, sofreu novo corte após a reunião do Comitê, agora para 11,75% ao ano. Essas mudanças buscam trazer melhores condições aos cidadãos brasileiros, principalmente a aqueles que dependem da previdência social.
Leia Mais: INSS abre 1.600 vagas de estágio para estudantes: Veja agora!