LISTA FINAL Da Malha Fina do Imposto de Renda 2023 CHEGOU! Veja
Uma preocupação frequente entre os contribuintes do Imposto de Renda é acabar caindo na malha fina. Com a liberação do 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023, as dúvidas e as apreensões só aumentam. Mas você sabe o que realmente significa cair na malha fina?
Todo o processo ocorre quando a Receita Federal identifica pendências ou discrepâncias entre as informações declaradas pelo contribuinte e os dados fornecidos por terceiros. Neste caso, a declaração é retida e o contribuinte pode sofrer uma série de consequências.
Por que uma declaração cai na malha fina?

De acordo com a Receita Federal, entre 5% a 7% das declarações são retidas na malha fina todos os anos. As razões são diversas: erros de digitação, informações omitidas ou informadas erroneamente e inconsistências observadas na hora de preencher as fichas do Imposto de Renda.
Leia Mais: Como o Programa Tarifa Social pode reduzir sua conta de luz em 2023!
Como saber se cai na malha fina do Imposto de Renda ?
Para essa consulta, o contribuinte tem três opções: o site da Receita Federal, o e-CAC, e o aplicativo Meu Imposto de Renda. Em qualquer um desses canais, é possível verificar detalhes sobre a situação da declaração, incluindo eventuais pendências, o status de restituição e informação sobre uma possível retenção na malha fina.
As declarações que não foram entregues serão apontadas como “omissas”. Ao identificar essa situação, o contribuinte pode “consultar os motivos de omissão” ou “preencher a declaração”. A segunda opção é facilitada pela Receita, que disponibiliza uma versão pré-preenchida da declaração, incluindo as informações que foram omitidas.
Leia Mais: Espera no INSS diminui com ajuda destas Mudanças! Confira
Como corrigir a declaração retida na malha fina?
A retificação da declaração do Imposto de Renda pode ser feita através de um passo a passo simples. Acesse o site da Receita Federal, localize a opção “Retificar” na aba “Declaração”, clique nela e selecione a declaração que precisa ser corrigida.
Se essa for a primeira retificação do ano, a opção a ser escolhida é “Original”. Já quando o contribuinte já fez uma ou mais retificações e ainda necessita realizar outra correção, ele deve optar por “Retificadora”. Ao finalizar o processo, a declaração corrigida será exibida na aba “Em Preenchimento”.
Agora que você está mais informado sobre a malha fina do Imposto de Renda, se mantenha atento e evite dores de cabeça na hora de acertar as contas com o leão.