Jornal dia
Seu jornal de notícias

Lula tem aprovação de 49% e supera desaprovação pela primeira vez!

0

De acordo com uma pesquisa divulgada hoje (31) pelo PoderData, a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue sendo aprovada por quase metade da população brasileira. Quando comparados aos dados do último levantamento realizado em dezembro de 2022, percebemos algumas variações nos números.

Como foi apontada essa ligeira elevação?

A pesquisa realizada na última semana do ano passado apontava uma aprovação de 46% ao governo Lula. Já no último levantamento, esse índice apresentou uma oscilação positiva de três pontos percentuais, atingindo 49%.

Desta forma, temos quase metade da população brasileira mostrando-se satisfeita com a performance do governo atual.

Rejeição ao governo desce levemente, de acordo com a pesquisa

Como contraponto à ligeira subida na aprovação ao governo, a pesquisa PoderData também indicou uma pequena queda no índice de desaprovação. Nos últimos resultados, este percentual desceu de 44% para 42%, uma variação de dois pontos percentuais.

Leia Mais: Programa Bolsa do Povo com Auxílio Moradia para Famílias! GARANTA!

Avaliação positiva supera avaliação negativa pela primeira vez no trimestre

A pesquisa mostra ainda que a avaliação positiva do desempenho de Lula como presidente superou a avaliação negativa pela primeira vez em mais de um mês. No último mês de 2022, 35% dos entrevistados consideravam o trabalho de Lula como ruim, enquanto 32% o avaliavam como bom. Atualmente, 34% dos entrevistados ainda consideram a administração de Lula ruim, porém 36% interpretam como boa.

Como a margem de erro desta pesquisa é de 2 pontos percentuais, podemos estar diante de um cenário de empate técnico entre os que aprovam e os que desaprovam o governo.

Leia Mais: Projeções otimistas para 2024 no Minha Casa, Minha Vida! CONFIRA!

Considerações Finais

Apesar das variações ainda serem sutis, elas indicam que a aprovação ao governo do presidente Lula pode estar em uma trajetória ascendente, a despeito dos desafios que o país vem enfrentando recentemente.

No entanto, é preciso encarar estes dados com cautela, visto que a margem de erro permite um cenário de empate entre os índices de aprovação e desaprovação.