Jornal dia
Seu jornal de notícias

MEC Recupera com Renegociação de Dívidas do FIES! VEJA Quem foi Beneficiado!

0

No início desta quinta-feira, 11 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um relatório que revela mais de 164 mil renegociações de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os acordos efetuados durante os primeiros dois meses do programa Desenrola Fies representam um total de R$ 7,6 bilhões, dos quais R$ 338 milhões já foram recuperados para os cofres públicos.

Qual o valor de desconto na renegociação de dívidas?

MEC Recupera com Renegociação de Dívidas do FIES! VEJA Quem foi Beneficiado!
MEC Recupera com Renegociação de Dívidas do FIES! VEJA Quem foi Beneficiado!

O programa implementado pelo Governo Federal concede descontos consideráveis para a renegociação das dívidas, podendo variar entre 77%, 92% e 99%. Ademais, os juros podem ser abatidos em até 100%. O prazo para solicitar a renegociação vai até 31 de maio de 2024.

Leia mais: Bolsa Família 2024: Veja os Benefícios Adicionais Possíveis

Os inadimplentes do FIES estão sendo Beneficiados?

Conforme o MEC, o objetivo da iniciativa é fornecer auxílio a 1,2 milhão de pessoas que enfrentam contratempos financeiros para liquidar suas dívidas relacionadas a contratos celebrados até 2017, com registro de inadimplência até 30 de junho de 2023.

  • Objetivo da iniciativa é fornecer auxílio a 1,2 milhão de pessoas
  • Contratempos financeiros para liquidar dívidas
  • Contratos celebrados até 2017
  • Registro de inadimplência até 30 de junho de 2023

Leia mais: Carteira do Idoso tem aumentado o Uso Indevido! VEJA Porque!

Posso renegociar de forma online?

A renegociação ou simulação da renegociação pode ser realizada através do banco com o qual o contrato foi firmado, seja ele o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. O MEC esclareceu que todo o procedimento pode ser feito de forma virtual, utilizando os aplicativos destas instituições financeiras, facilitando assim o acesso para aqueles em dívida com o programa.

Além de contribuir para a economia individual de cada estudante, esses esforços de recuperação financeira do FIES demonstram um compromisso significativo do MEC para garantir a sustentabilidade e continuando a capacidade do programa para apoiar futuros estudantes.

Como participar do Desenrola FIES?

Atualmente, uma média de 1,2 milhão de brasileiros(as) enfrentam dificuldades financeiras em relação ao financiamento do FIES. Para aqueles que desejam solicitar a renegociação ou fazer uma simulação, o procedimento deve ser feito junto ao banco no qual o contrato foi firmado, seja o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal.

Todo o processo pode ser realizado de forma virtual, através dos aplicativos dos bancos, e o prazo para a solicitação se estende até 31 de maio de 2024. Com a expansão do programa Desenrola para o FIES, espera-se que um número cada vez maior de pessoas consiga renegociar suas dívidas e assim retomar o controle de sua situação financeira.

  • Procedimento deve ser feito junto ao banco no qual o contrato foi firmado
  • Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal
  • Processo pode ser realizado de forma virtual
  • Aplicativos dos bancos
  • Prazo para solicitação se estende até 31 de maio de 2024

Com os verdadeiros impactos da pandemia ainda emergentes, muitos estudantes novos e atuais continuarão a depender do suporte financeiro do FIES para continuar seus estudos. Ao garantir o pagamento dessas dívidas, o MEC não está apenas protegendo os contribuintes, mas também investindo na educação e no futuro do Brasil.