Ministro pretende reduzir fila do INSS para 30 dias! Confira
Conforme o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o prazo médio de espera na “fila” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está atualmente em 49 dias, ligeiramente acima do prazo legal de 45 dias.
Meta é diminuir a espera para 30 dias até o fim de 2024

Lupi apontou que a meta para a redução do tempo de espera até o final do ano de 2024 é de 30 dias. O prazo mencionado refere-se ao tempo de resposta para análise após a solicitação de um benefício previdenciário.
“O índice de espera era de 97 dias quando iniciamos o governo, hoje está chegando perto dos 45, está em 49 [dias]. Ainda não chegou onde eu queria, que eram 45, mas quero chegar ao final deste ano ao prazo de 30 dias”, afirmou o ministro.
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Humanização da Previdência é o foco
Após regularizar a fila do INSS, a intenção é focar na humanização da Previdência Social, segundo Lupi. Ele destacou a importância do atendimento humano, principalmente no atendimento presencial, já que para muitos cidadãos, a Previdência Social é um suporte vital.
“Este ano vai ser o ano da humanização da Previdência, nada substitui a presença física [nas agências]. As pessoas veem na Previdência um braço amigo, [o atendimento] precisa ter humanização”, ressaltou.
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O INSS como órgão mais eficiente
O Ministro da Previdência Social também destacou que o objetivo é tornar o INSS o órgão mais eficiente da Esplanada, considerando que o Instituto atende a 39,3 milhões de segurados, com uma média salarial de R$ 1,7 mil.
Além disso, Lupi expressou o desejo de convocar mais aprovados no último concurso público, lembrando que o INSS chegou a ter 40 mil funcionários, iniciando 2023 com 18,5 mil servidores. Até o momento, o governo Lula já convocou 1.250 aprovados.
Convocação de mais aprovados
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, também salientou a necessidade de convocar mais aprovados no último concurso. Ele reforçou que os funcionários são essenciais para a redução da fila do INSS. “Vamos lutar para vencermos essa praga social, a exclusão previdenciária por não atendimento”, destacou Stefanutto.
Este ano de 2023 promete ser de desafios para o INSS e para o Ministro da Previdência Social, na busca pela humanização da Previdência e pela redução do tempo de espera para a análise de benefícios.