Jornal dia
Seu jornal de notícias

Não perca! Saque-aniversário FGTS já tem calendário divulgado! Confira

0

Nesta semana, a Caixa Econômica Federal liberou o calendário oficial dos pagamentos para o ano de 2024 para os trabalhadores que escolheram a modalidade de saque-aniversário do FGTS. As retiradas começarão a ser realizadas a partir do dia 2 de janeiro e terminarão no dia 28 de fevereiro de 2025.

Principais datas do calendário do Saque-Aniversário 2024

Não perca! Saque-aniversário FGTS já tem calendário divulgado! Confira
Não perca! Saque-aniversário FGTS já tem calendário divulgado! Confira

Os saques variam conforme o mês de nascimento do trabalhador. Os nascidos em janeiro, por exemplo, poderão realizar a retirada entre os dias 2 de janeiro e 29 de março. Já para aqueles que nasceram em dezembro, o período de saque será entre 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.

Mês de nascimentoPeríodo de saque
Janeiro2 de janeiro a 29 de março
Fevereiro1º de fevereiro a 30 de abril
Março1º de março a 31 de maio
Abril1º de abril a 28 de junho
Maio2 de maio a 31 de julho
Junho3 de junho a 30 de agosto
Julho1º de julho a 30 de setembro
Agosto1º de agosto a 31 de outubro
Setembro2 de setembro a 30 de novembro
Outubro1º de outubro a 29 de dezembro
Novembro1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
Dezembro2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025

Como funciona o Saque-Aniversário do FGTS?

A modalidade de saque-aniversário permite uma retirada anual de uma parcela do saldo do FGTS, no mês de aniversário do trabalhador. Segundo a Caixa, a retirada pode ser realizada até três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

Leia mais: Saiba quem tem direito ao CadÚnico 2024 e COMO Atualizar Suas Informações!

Repercussão da modalidade Saque-Aniversário

Conforme o banco, atualmente, mais de 34,2 milhões de trabalhadores aderiram à modalidade de saque-aniversário, implementada em abril de 2020.

Entretanto, é importante destacar que, ao optar por essa modalidade, o trabalhador só poderá sacar o valor referente à multa rescisória em caso de demissão, não tendo direito ao saque integral do valor em sua conta do FGTS.

Leia mais: Governo confirma aumento no Salário Mínimo e Impacta Benefícios do INSS!

Procedimentos para o Saque-Aniversário do FGTS

O saque pode ser solicitado por meio do site da Caixa, do aplicativo do FGTS ou em uma agência física do banco. O valor é creditado em uma conta poupança digital do Caixa Tem, mas pode ser transferido para outra conta por solicitação através do aplicativo do FGTS.

Considerações adicionais sobre o Saque-Aniversário

O valor do saque-aniversário corresponde a um percentual do saldo da conta do FGTS, mais uma parcela adicional. Assim, por exemplo, um trabalhador com mil reais no FGTS pode sacar 400 reais (40% do saldo) mais uma parcela adicional de 50 reais, totalizando 450 reais. Todavia, é importante relembrar que a adesão a essa modalidade implica na perda do direito de sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão.