Não perca seu Auxílio Emergencial 2023! Saiba Tudo que você precisa!
No auge da pandemia de COVID-19, o Auxílio Emergencial foi um instrumento chave no auxílio a indivíduos e famílias que se encontravam em um cenário de vulnerabilidade econômica. As consequências da crise sanitária batiam à porta e o governo brasileiro buscou, com esse programa, minimizar os impactos socioeconômicos dessa emergência.
Auxílio Emergencial em 2023: A consulta ainda é possível?

E agora, dois anos após a implantação desse programa, muitos se perguntam: no ano de 2023, ainda é possível consultar o Auxílio Emergencial? A questão passa na cabeça de milhares de brasileiros que ainda buscam respostas e a ansiedade é comum diante do cenário incerto.
Leia mais: Confira Calendário INSS de novembro; Veja Datas de pagamento da Aposentadoria!
Pode-se conferir o Auxílio Emergencial em 2023?
Sim! Mesmo em 2023, a consulta ao Auxílio Emergencial está disponível. A plataforma, desenvolvida pela Dataprev, empresa de tecnologia e informações da Previdência, segue ativa e totalmente operante, mesmo após dois anos desde a criação do Auxílio.
Através dessa plataforma, o beneficiário consegue verificar se ainda possui algum valor pendente a receber do Auxílio. Antes, a verificação era possível apenas com algumas especificidades, mas atualmente o processo se mostra mais acessível.
Leia mais: Gere até R$3.000 pelo CadÚnico do Governo Federal! Descubra como!
Como acessar a plataforma da Dataprev?
A plataforma da Dataprev, responsável por fazer toda a gestão do Auxílio Emergencial, contém as informações necessárias para que os beneficiários possam fazer a consulta dos seus pagamentos. Passados dois anos de sua implantação, o sistema se mostra sólido e confiável, sendo a principal fonte de informação sobre o benefício.
Ainda que a plataforma apresente-se como uma excelente ferramenta, é preciso que os beneficiários façam uso de disposição e diligência para consultar e, se necessários, regularizar os seus pagamentos. A inércia pode resultar em atrasos ou mesmo na perda do benefício.
Sem dúvida, a necessidade de medidas paliativas, como o Auxílio Emergencial, mostrou o quão devastadora foi e tem sido a pandemia de COVID-19. E, ainda que a situação pareça lentamente caminhar para a normalidade, o legado de medidas como essa, mostra que o poder público pode – e deve – atuar de maneira incisiva em momentos de crise, amenizando os impactos e protegendo a população mais vulnerável.