Jornal dia
Seu jornal de notícias

Nova Carteira de Identidade Brasileira: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a CIN!

0

Cidadãos brasileiros já podem solicitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que possui versão impressa e digital.

Este documento tem a vantagem de possuir um padrão único para todo o país e ser o mais seguro, com diversos elementos para verificação de autenticidade e um QR Code para leitura por meio de um celular.

Os brasileiros têm até 2032 para efetuar a troca do documento e a primeira via e renovação são gratuitas. Atualmente, 23 estados brasileiros e o Distrito Federal já realizam a emissão da CIN.

Quais são as Vantagens da nova Carteira de Identidade?

Nova Carteira de Identidade Brasileira: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a CIN!
Nova Carteira de Identidade Brasileira: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a CIN!

O novo modelo de identidade reúne em um único documento a história de vida do cidadão, segundo a consulta de um único dado – o CPF. Com isso, o número do RG deixará de ser utilizado. Para aqueles que residem nos estados em que a emissão já ocorre, a sugestão é que solicitem a troca para evitar filas maiores quando o prazo de troca estiver próximo do vencimento.

Além das vantagens de segurança e praticidade, o documento possui um padrão que poderá ser usado em outros países que possuem acordo com o Brasil, como os que fazem parte do Mercosul.

Leia mais: Saiba tudo que você precisa para receber seu PIS de R$ 1.412! Confira

Como é a Emissão e Prazos da nova Carteira de Identidade?

O novo documento precisa ser renovado nos seguintes prazos: para indivíduos entre 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos, a validade é de 10 anos; e para aqueles com mais de 60 anos, a validade é indeterminada.

Para a emissão da nova CIN, é necessário seguir as orientações dos órgãos de identificação de cada estado. Normalmente, é preciso apresentar um documento com CPF e a Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples), além de uma foto 3X4. Após a solicitação do documento físico, a versão digital pode ser acessada por meio do App Gov.br.

Informações Importantes sobre a nova Carteira de Identidade

Ainda que o cidadão opte por não fazer a troca do documento agora, ele precisará realizar a troca até 2032. Qualquer cobrança relacionada à Carteira de Identidade Nacional neste momento é proibida. Embora o documento possa ser usado fora do Brasil, ele não substitui o passaporte.

Enquanto não houver a completa integração dos dados, os cidadãos devem manter seus documentos, com exceção das Certidões de Nascimento e de Casamento. A versão digital da CIN permite incluir dados da Carteira de Motorista, Número de Identificação Social-NIS, entre outros.

Leia mais: Concurso público da caixa: mais de 4 mil vagas! Confira