Nova Carteira de Identidade com Proteção de Dados na Palma da Sua Mão! Veja!
Uma novidade vem chamando a atenção dos brasileiros: a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Esse novo documento, que está aos poucos substituindo o tradicional RG, já pode ser emitido em diversos estados do Brasil e possui versões tanto físicas quanto digitais.
Lançada oficialmente em 2022, a emissão da Nova Carteira de Identidade só começou a acontecer efetivamente em agosto de 2023, conforme o Decreto nº 11.797/2023. O novo documento é parte de uma iniciativa do governo federal de modernizar e unificar a documentação dos cidadãos brasileiros.
O que muda com a Nova Carteira de Identidade?

Para começo de conversa, a Nova Carteira de Identidade possui apenas um número: o do CPF. A ideia por trás dessa mudança é simplificar a vida dos cidadãos e eliminar a fragmentação de informações. Portanto, a partir de agora, o número do RG não será mais utilizado.
Além disso, a primeira via da CIN é emitida gratuitamente e o cidadão tem acesso ao documento físico e, posteriormente, à versão digital. Essa versão pode ser acessada por um aplicativo oficial disponibilizado pelo governo.
Leia mais: Governador da Paraíba anuncia injeção de R$2,4 bilhões na economia com pagamento do Abono Natalino
Quais são as vantagens da Nova Carteira de Identidade?
Uma das grandes vantagens da Nova Carteira de Identidade é a unificação de dados. Como o documento visa conectar todo o histórico de vida dos cidadãos, a busca por informações se torna mais eficiente e rápida, facilitando processos burocráticos.
Outra grande vantagem é a proteção de dados. O novo decreto estabelece diretrizes específicas para a proteção das informações pessoais dos cidadãos, de forma que o acesso a esses dados é limitado apenas a órgãos que comprovem a necessidade de acesso.
Leia mais: Serasa Score: Pagar o cartão de crédito antecipado aumenta a pontuação?
Onde posso emitir a Nova Carteira de Identidade?
Até agora, apenas 13 estados já estão emitindo a Nova Carteira de Identidade. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No entanto, de acordo com o decreto governamental, todos os estados e o Distrito Federal têm até o dia 11 de janeiro de 2024 para começar, obrigatoriamente, a emissão da Nova Carteira de Identidade.
Portanto, fique atento às novidades e não perca a oportunidade de ter em mãos essa inovação que tem o intuito de facilitar a sua vida!