NOVA Parcela do 13º salário nesta semana, Você Recebe? Saiba aqui!
Seguindo tradição anual, milhões de trabalhadores brasileiros já estão recebendo a primeira parcela do 13º salário. Previsto em nossa legislação trabalhista, esse direito é assegurado a todos os trabalhadores com vínculo formal, ou seja, que possuem carteira de trabalho assinada.
Qual o cronograma de pagamento do 13º salário?

Para fins de organização e planejamento, tanto do empregador quanto do empregado, existe um cronograma para a liberação deste abono natalino. A primeira parcela deve ser depositada até o final de novembro, enquanto a segunda parcela, tem até o dia 20 de dezembro como data limite para pagamento.
Leia mais: Caixa Tem Atualiza para Beneficiários do Bolsa Família! Veja Mudanças!
Como é calculado o valor do 13º salário?
O montante do 13º salário é proporcional ao tempo de serviço prestado pelo trabalhador durante o ano. Nesse sentido, quem trabalhou os doze meses completos tem direito a um salário extra. Já quem atuou por um menor período, receberá o valor correspondente aos meses trabalhados.
Para calcular o valor deste benefício, o empregado deve dividir o salário bruto por 12 e, em seguida, multiplicar o resultado pelo total de meses que trabalhou. A legislação determina que, a partir de 15 dias de trabalho, o período de um mês já pode ser contabilizado para efeitos de 13º.
- Proporcional ao tempo de serviço
- Divide-se o salário bruto por 12
- Multiplica-se o resultado pelo total de meses trabalhados
- A partir de 15 dias de trabalho, o período de um mês já pode ser contabilizado
Leia mais: Segunda-feira (11) IMPORTANTE, Dois benefícios serão pagos! Veja quais!
O 13º salário tem descontos?
Tal como acontece com o salário regular, o 13º salário também está sujeito a descontos como o INSS e o Imposto de Renda. Geralmente, essas deduções são realizadas na segunda parcela do pagamento, como forma de distribuir os descontos ao longo do período.
Atente-se a essas regras e torne seu fim de ano ainda mais tranquilo. O pagamento do 13º salário contribui para o aquecimento da economia, sendo um dos pilares de sustentação do varejo e outros setores do mercado durante as festividades de dezembro.
Para saber mais sobre seus direitos enquanto trabalhador formal, confira outros artigos e continue navegando em nossa plataforma. Aqui, você tem acesso a todas as informações relevantes a respeito dos mais diversos temas trabalhistas.