Jornal dia
Seu jornal de notícias

NOVA taxa de juros para aposentados liberada HOJE (12/03)! Veja o que mudou

0

A partir de ontem, segunda-feira (11/3), foi estabelecido um novo valor máximo para a taxa de juros de 1,72% ao mês nos empréstimos consignados concedidos aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esta é a sexta vez que ocorre uma redução desde março de 2023.

Qual a taxa de empréstimo para os beneficiários do INSS?

NOVA taxa de juros para aposentados liberada HOJE (12/03)! Veja o que mudou (Divulgação)
NOVA taxa de juros para aposentados liberada HOJE (12/03)! Veja o que mudou (Divulgação)

A taxa de juros do empréstimo consignado convencional, que é descontado diretamente na folha de pagamento, foi diminuída de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês.

Em operações feitas por meio de cartões de crédito e de cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros passou de 2,61% ao mês para 2,55% ao mês.

Leia mais: INSS divulga datas de pagamento para Março! Veja Quando VOCÊ Receberá!

Termos dos empréstimos consignados do INSS

Os empréstimos consignados são oferecidos para aqueles que recebem aposentadoria ou pensão direto em sua conta-corrente.

Por serem descontados na folha de pagamento, são uma opção de empréstimo fácil e com taxa de juro menor.

Leia mais: Caixa Planeja Utilizar Real Digital para Agilizar Pagamentos do Bolsa Família! Veja o Drex!

Limites dos Empréstimos Consignados

Conforme as regras, um participante do INSS pode comprometer até 45% do seu benefício com o empréstimo.

Desse total, 35% são para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício. Bancos e instituições financeiras são proibidos de oferecer empréstimos e cartões consignados com taxas maiores do que as novas fixadas.

Alerta sobre as taxas abusivas

Segundo um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), um em cada cinco empréstimos consignados do INSS excedeu a taxa de juros máxima permitida pelo governo.

Dos 3,1 milhões de contratos ativos entre 13 de dezembro de 2022 e 20 de junho de 2023, 623,8 mil (20,1%) apresentaram taxas de juros acima do limite estabelecido.

Qual o calendário do INSS em março?

  • Final 1: 22 de março
  • Final 2: 25 de março
  • Final 3: 26 de março
  • Final 4: 27 de março
  • Final 5: 28 de março
  • Final 6: 1º de abril
  • Final 7: 2 de abril
  • Final 8: 3 de abril
  • Final 9: 4 de abril
  • Final 0: 5 de abril

Quais as vantagens do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversas vantagens e benefícios para os segurados, entre eles:

  1. Aposentadoria: o INSS concede diversos tipos de aposentadoria, como por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, especial, entre outras, garantindo uma renda mensal para os trabalhadores que atingem os requisitos necessários.
  2. Auxílio-doença: benefício concedido aos segurados que ficam temporariamente incapazes para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
  3. Pensão por morte: pago aos dependentes do segurado falecido, garantindo uma renda mensal após o óbito do trabalhador.
  4. Salário-maternidade: benefício pago à segurada durante o período de afastamento do trabalho em decorrência do parto ou adoção de criança.
  5. Benefício de prestação continuada (BPC): destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade que não possuam condições de prover a própria subsistência nem de tê-la provida pela família.
  6. Reabilitação profissional: oferece serviços de reabilitação física, psicológica, profissional e social aos segurados que sofreram acidentes ou apresentam alguma limitação que os impeça de trabalhar.
  7. Assistência social: o INSS também presta assistência social por meio de serviços e programas que visam garantir a proteção social aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios oferecidos pelo INSS. Cada um deles possui critérios específicos para concessão; por isso, é importante buscar informações detalhadas junto ao órgão.