NOVAS Idades para Aposentadoria em 2024! VEJA Detalhes!
Com a virada do ano, os trabalhadores brasileiros, tanto homens quanto mulheres, terão que se adaptar às novas idades mínimas para aposentadoria em 2024. O reajuste anual, que é uma prática normal, pode deixar a aposentadoria mais próxima para alguns. Porém, ainda assim, é imprescindível que sejam cumpridos os critérios obrigatórios de contribuição.
A idade mínima de aposentadoria é uma das exigências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma instituição que também determina o valor da aposentadoria com base em quanto o indivíduo contribuiu durante sua vida laboral. O benefício é concedido quando o trabalhador consegue juntar a idade mínima e um tempo de contribuição específico.
Quais são as novas idades para a aposentadoria em 2024?

Para a aposentadoria por idade em 2024, haverá um acréscimo na idade mínima e no tempo de contribuição necessários. Algumas das regras são diferenciadas para aqueles que já contribuíam antes de novembro de 2019, quando a reforma da Previdência foi sancionada. Nesses casos, as regras de transição entram em vigor.
Leia mais: Entenda o Futuro Incerto do Saque Aniversário do FGTS e Como Isso Pode Impactar Você!
O que muda para as regras de transição?
Para os que já contribuíam antes da reforma da Previdência e que estão em vias de se aposentar, há algumas particularidades a serem levadas em consideração na nova idade mínima para aposentadoria em 2024.
Um dos destaques é a regra da idade progressiva, que aumenta a idade mínima para aposentadoria em seis meses a cada ano. Os homens devem atingir 65 anos em 2027 e as mulheres, 62 anos em 2031.
Leia mais: MEIs irregulares tem DATA para se regularizar em 2024! Confira!
E as outras regras de transição, quais são?
Outras regras a serem consideradas em 2024 incluem a do pedágio de 100% e a regra dos pontos. A regra do pedágio exige que o trabalhador trabalhe o dobro do tempo que lhe faltava para se aposentar em 2019, mantendo as mesmas idades mínimas de antes, 60 anos para homens e 57 anos para mulheres.
Já a regra dos pontos propõe que seja feita a soma da idade com os anos de contribuição. A cada ano esse somatório de pontos aumenta, se tornando mais uma variável para a obtenção da aposentadoria.
Portanto, em meio a todas essas mudanças para a idade mínima da aposentadoria em 2024, os trabalhadores devem estar atentos para assegurar o cumprimento de todos os critérios e garantir o recebimento do benefício.