Novas Oportunidades para Jovens através do Programa Manuel Querino! Não perca
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) lançou recentemente o Programa Manuel Querino (PMQ) para qualificação social e profissional de jovens e trabalhadores. O novo programa surge para contribuir para a formação geral e promover melhores condições de acesso e permanência no mundo do trabalho.
O que é o Programa Manuel Querino?
O Programa Manuel Querino é uma iniciativa voltada para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo no Brasil. O programa homenageia Manuel Querino, um importante intelectual afro-brasileiro do final do século XIX e início do século XX, reconhecido por suas contribuições para o estudo da história e cultura afro-brasileira.

Este programa envolve geralmente a implementação de políticas públicas, ações educativas, culturais e sociais voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira, a inclusão social e a promoção da igualdade racial.
Suas atividades podem incluir projetos de pesquisa, eventos culturais, capacitação de professores, campanhas de conscientização e outras iniciativas que visam combater o racismo e promover a diversidade étnico-racial no Brasil.
Leia mais: CPF na Nota Fiscal: Combata a Sonegação e Ganhe Prêmios em Dinheiro. Saiba como!
Qual é o Funcionamento do PMQ?
A execução do Programa Manuel Querino será de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A execução se dará por meio de formalização de contratos, convênios, termos de colaboração, termos de fomento, termos de execução descentralizada e transferências automáticas entre os fundos do trabalho.
Além disso, estados, Distrito Federal, municípios, consórcios de municípios, organizações governamentais e intergovernamentais, e pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, estão aptos a participar na execução do programa.
Quando abre as vagas?
A partir de 11 de março de 2024, jovens de cinco cidades da Região Grande ABC em São Paulo poderão se inscrever nos cursos de qualificação social e profissional do PMQ. As cidades são Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo.
Leia mais: INSS descarta antecipação do 13º em 2024, mas confirma aumento do benefício
Qual é o público-alvo do PMQ?
O programa é destinado a jovens entre 16 e 29 anos, residentes no município do curso, que estejam regularmente matriculados no ensino regular básico, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que já tenham concluído o ensino médio. Além disso, há critérios de renda familiar e cotas de ação afirmativa.