Jornal dia
Seu jornal de notícias

Novas Regras do INSS para Aposentadoria e BPC em 2024!

0

No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o principal órgão responsável por conceder benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte e auxílio-doença. Mesmo quem nunca contribuiu para o INSS, idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência que possuam baixa renda podem solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, as regras para solicitar esses benefícios estão mudando e é importante estar atento às alterações que 2024 trará.

O que é o BPC?

O BPC, também conhecido como LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), é um benefício governamental que oferta um salário mínimo mensal para brasileiros que não possuem condições de prover o próprio sustento ou tê-lo garantido pela família.

Para estar apto a solicitar o BPC, é necessário se enquadrar em certas regras estabelecidas, como por exemplo, possuir uma renda familiar mensal que não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa.

Leia Mais: Mega Sena 2679 promete prêmio de R$38 milhões: Saiba como participar e confira o Resultado!

Solicitação do BPC

Para solicitar o BPC, é preciso se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade com a Carteira de Identidade do titular e seus dependentes e título de eleitor dos maiores de 18 anos para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico).

Outros documentos que podem ser necessários para a solicitação do BPC dependendo do caso incluem termo de tutela, documento de identificação com foto e CPF do titular e de seus responsáveis, e documentação que comprove um regime de semiliberdade.

O cadastro ainda pode ser feito através do site do INSS, pelo telefone 135 ou diretamente em uma agência da Previdência Social.

Leia Mais: Saiba o Resultado do Prêmio de 1,7 Milhão da Lotofácil 3011 e seja o próximo milionário!

Preparação para 2024

Com as alterações das regras de aposentadoria previstas para 2024, é fundamental se informar e se preparar. Lembrando que o BPC não é uma aposentadoria e não confere direito a 13º salário ou a pensão por morte, é imprescindível que a população esteja ciente das suas possibilidades e direitos. As mudanças estão vindo e com um planejamento adequado, todos podem se beneficiar delas da melhor maneira possível.