NOVAS Regras do INSS: Tudo Sobre as Mudanças na Aposentadoria para 2024!
Para as pessoas que estão a um passo de atingir os requisitos para a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o início de 2024 traz algumas importantes alterações nas regras.
Quais são as principais mudanças na aposentadoria do INSS em 2024?

A partir desta segunda-feira (1º), os critérios para a aposentadoria no INSS, como idade mínima, tempo de contribuição e pontuação, estão programados para mudar. Todavia é importante ressaltar que o cálculo do benefício continuará o mesmo.
Conforme as regras estabelecidas pela Reforma da Previdência, aqueles que começaram a pagar o INSS após 13 de novembro de 2019, terão que cumprir 30 anos de contribuição e 62 anos se forem mulheres e 35 anos de contribuição e 65 anos se forem homens.
Para quem já contribuía antes dessa data, há as chamadas regras de transição, que levam em conta o tempo de contribuição e uma pontuação mínima. A pontuação necessária subirá um ponto por ano até atingir 105 pontos para os homens e 100 para as mulheres.
Leia mais: Programa Minha Casa Minha Vida: Nova Possibilidade de Moradia Gratuita!
Pontuação e idade mínima para aposentadoria em 2024
Em 2024, será necessário ter 101 pontos para os homens e 91 para as mulheres. Além disso, as idades mínimas também sofrerão ajustes: a idade mínima para as mulheres será de 58 anos e seis meses e para os homens, será de 63 anos e seis meses.
Vale lembrar que o cálculo do benefício está baseado no modelo atual, considerandos 60% da média salariais mais 2% para cada ano acima de 15 anos de contribuição para as mulheres e 20 anos para os homens. No entanto, o valor do benefício é limitado ao teto do INSS, que em 2023 está fixado em R$ 7.507,49.
Leia mais: Aumento do saque FGTS 2024: Veja como se beneficiar dessa mudança!
Opções de regras para aposentadoria
Para aqueles que já têm o chamado direito adquirido e optaram por não solicitar a aposentadoria ainda, não há razão para preocupações.
Ao decidirem se aposentar, terão a liberdade para escolher a regra que considerarem mais vantajosa. E claro, é fundamental que estejam atentos às informações presentes no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e corrijam possíveis erros antes de iniciar a simulação de aposentadoria no portal Meu INSS.
Por fim, é importante avaliar todas as opções de aposentadoria disponíveis e verificar se não seria mais vantajoso esperar um pouco mais para se aposentar seguindo uma regra de cálculo mais vantajosa. Desta forma, é possível maximizar o benefício e melhor planejar a aposentadoria.