Jornal dia
Seu jornal de notícias

NOVAS Regras para o Bolsa Família em 2024: Veja como não perder seu beneficio!

0

A partir de janeiro de 2024, uma nova regulamentação passará a afetar os beneficiários do programa Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os pagamentos serão interrompidos para aquelas famílias que apresentarem inconsistência nos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Cadastro Único (CadÚnico).

A medida faz parte de um esforço do MDS para garantir que apenas as pessoas que realmente precisam do benefício sejam atendidas. Caso a situação do CPF não seja regularizada junto à Receita Federal em até seis meses, os benefícios podem ser cancelados permanentemente.

O que pode causar o bloqueio do Bolsa Família?

Existem alguns problemas que podem levar ao bloqueio do benefício. Isso inclui a situação do CPF suspenso ou cancelado junto à Receita Federal ou apresentar divergência de titularidade nos dados. De acordo com o MDS, essas situações já têm impedido a habilitação de novas famílias ao Bolsa Família desde agosto de 2023.

Vale ressaltar que o problema não se restringe ao CPF do titular do Bolsa Família. Qualquer integrante da família que apresente irregularidade no documento pode causar o bloqueio do pagamento. Uma vez identificada a inconsistência de dados referentes ao CPF no CadÚnico, os pagamentos ficarão bloqueados até a regularização.

Leia Mais: Nova lista de atividades MEI que receberão benefícios do INSS em 2024! Confira!

Como regularizar a situação para o desbloqueio do Bolsa Família?

As famílias que se encontram nesta situação devem verificar a situação do CPF na Receita Federal e, se necessário, regularizá-lo junto à própria Receita. Após essa regularização, será necessário fazer a atualização no CadÚnico. A situação “Suspensa” no CPF significa que o cadastro está incorreto ou incompleto e, para resolver, é preciso atualizar as informações pessoais no CPF através do site da Receita Federal.

Leia Mais: Apostas Online serão TAXADAS? o que vai mudar? Confira Detalhes aqui!

E para quem ainda tiver dúvidas?

O beneficiário que ainda tiver dúvidas pode ligar para o Disque Social 121. Além disso, as famílias com problemas no CPF serão alertadas por meio do extrato de pagamento do Bolsa Família, no aplicativo do próprio programa e no Aplicativo Caixa Tem.

Portanto, se você ou algum membro da sua família que faz parte do benefício Bolsa Família, possui problema de regularização do CPF, não espere a interrupção do benefício para regularizar a situação. Se antecipe e regularize o quanto antes para evitar possíveis transtornos.