Novo GOLPE do Nubank tem feito muitas vítimas; Veja como funciona e evite cair!
Se você é cliente do Nubank, também conhecido carinhosamente como “o Roxinho”, fique atento! Uma onda de fraudes tem assolado o país todo, e aqui vamos te explicar tudo que você precisa saber para não acabar virando mais uma vítima deste golpe sofisticado.
A natureza astuta dos criminosos encontra caminhos criativos para driblar até mesmo a segurança de uma das instituições financeiras mais populares e modernas do Brasil. As ocorrências no Nubank têm gerado medo e dúvidas entre os usuários. Pensando nisso, organizamos um mini guia com tudo sobre o golpe do Nubank: como ele funciona, o prejuízo das vítimas, a nota oficial do banco e como se proteger dessa fraude virtual.
A expansão de golpes digitais no Brasil e como isso afeta a Nubank

A ascensão das fraudes financeiras virtuais é um reflexo da digitalização do mundo atual. Informações pessoais e financeiras circulando pela internet acabam se tornando alvos fáceis para golpistas. Um estudo da Transunion, referência em informações digitais e pesquisas de mercado, apontou um aumento de 20% nos golpes digitais no Brasil no ano de 2022. O cenário é alarmante e demanda conscientização.
Como os clientes do Nubank estão sendo afetados?
Relatos indignados e desesperados se multiplicam nas redes sociais. Os golpes estão ocorrendo através de mensagens de SMS, WhatsApp e também por chamadas telefônicas. Alguns clientes afirmam ter perdido mais de R$ 50 mil em função dessa fraude. E pior, parece que o golpe não é exclusivo do Nubank. Há também registros de clientes do Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob e outros sendo afetados.
Entenda o modus operandi do golpe
A fraude mais comum envolve a simulação de atendimento ao cliente. Os criminosos entram em contato através de SMS, ou chamada telefônica, e se passam por agentes do banco. Eles recorrem a técnicas de spoofing, que permitem que o telefone exibido na chamada seja o mesmo número oficial do Nubank, tornando o golpe mais convincente. Ao entrar em contato, alarmam a vítima sobre uma transação suspeita e solicitam dados pessoais e transferências via Pix sob a desculpa de cancelar a operação suspeita.
Qual a posição do Nubank sobre o golpe?
O Nubank já se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, ressaltando que se trata de um exemplo de “spoofing” e “engenharia social”. No seu blog, o banco reafirma que nunca solicita informações pessoais, ou a instalação de aplicativos. A orientação é que, se alguém ligar pedindo confirmação de dados sensíveis, a melhor coisa a fazer é desligar imediatamente a chamada.
Leia mais Startup VAAS, que monitora o pix da caixa tem, capta R$ 10 milhões em rodada pré-seed; VERIFIQUE!
Como se proteger desta fraude?
Ao receber uma ligação suspeita, jamais passe informações pessoais. Desconfie de discursos sobre atualizações requeridas para aplicativos ou serviços de internet banking. Desligue a ligação imediatamente em caso de suspeita. Após isso, busque contato com o banco através dos canais oficiais. Além disso, nunca efetue transferências a pedido de supostos atendentes. Por fim, evite instalar aplicativos terceirizados no seu smartphone. Essas são as principais orientações do Nubank para evitar cair neste golpe.
E se eu já caí no golpe?
Se você infelizmente já foi vítima, o primeiro passo é contatar o Nubank através dos canais oficiais de atendimento. Depois disso, é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Dessa forma, a fraude será investigada e você terá mais chances de recuperar o dinheiro perdido.