NOVO Mutirão do INSS promete agilizar concessão de benefícios e acabar com longas filas de espera!
Desde que a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a extensa fila de espera no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), diversas soluções foram propostas. Dentre elas, destaca-se o mutirão de perícias médicas e avaliação social para acelerar o processo de concessão do benefício por incapacidade. Este esforço tem o objetivo de amenizar a situação de milhares de segurados que aguardam o atendimento.
O INSS já vem realizando, há alguns meses, mutirões de atendimento durante os finais de semana. Estes encontros objetivam aumentar o número de perícias médicas realizadas, uma vez que este é um passo obrigatório para a concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e BPC (Benefício de Prestação Continuada). No entanto, a demanda ainda é maior que o número de vagas disponíveis.
Como participar do mutirão do INSS?

A primeira etapa para ter a oportunidade de participar do mutirão do INSS é verificar se haverá atendimento em sua região. A cada final de semana, novas vagas são disponibilizadas em cidades distintas, sobretudo naquelas onde os atendimentos já foram marcados com mais de 45 dias de antecedência.
Para obter essa informação, os segurados devem acessar o site do INSS e procurar pela seção “Notícias”. Outra alternativa é entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135.
Leia Mais: Passo a passo prático: O que fazer após Abrir um MEI
Quem pode participar do mutirão?
Os mutirões são destinados para dois grupos de segurados: aqueles que possuem um agendamento marcado com mais de 45 dias de antecedência e aqueles que solicitaram o benefício por incapacidade física ou mental.
Leia Mais: DESENROLA Brasil renegocia Dívidas de até R$5MIL HOJE (09)
Como agendar a participação no mutirão do INSS?
Com uma vaga disponível em sua região, é necessário realizar o agendamento para participar do mutirão. Neste sentido, o próprio INSS pode entrar em contato com o segurado para informar sobre a disponibilidade.
No entanto, é importante estar atento para evitar golpes. Jamais envie fotos, dados bancários ou senhas. O agendamento é feito pelo número 135, no ramal de agendamento. As orientações para o procedimento serão fornecidas durante a ligação.