Jornal dia
Seu jornal de notícias

NOVO RG facilita vida da população idosa em 2024! CONFIRA os detalhes!

Olá, caros leitores! Temos uma excelente notícia para os brasileiros, especialmente para os idosos. A partir de agora, a simplificação e unificação dos documentos do cidadão de todo o país será uma realidade. Essa novidade chega com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o antigo Registro Geral (RG). Acredite, essa novidade é muito bem-vinda e beneficiará muitos brasileiros. Vamos explicar tudo detalhadamente a seguir.

O que é a nova Carteira de Identidade Nacional?

Lançada no dia 11 de janeiro de 2024, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em 18 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Paraíba, Maranhão e Sergipe. A implementação da CIN em todos os estados brasileiros está prevista para 2032.

O que é a nova CIN?

  • A CIN é um novo documento único que substituirá o RG em todo o Brasil.
  • Ela foi lançada em 11 de janeiro de 2024 e já está disponível em 18 estados.
  • A implementação em todos os estados está prevista para 2032.
Fonte: Pensar Cursos
Fonte: Pensar Cursos

Leia Mais: CNH Social: Saiba tudo sobre o programa que busca facilitar a habilitação para pessoas de baixa renda!

Quais os benefícios para os idosos?

Para os idosos, a nova CIN traz uma boa novidade. Uma vez feita a troca do documento, sua validade se torna indeterminada, ou seja, não precisará de renovação. Essa iniciativa visa facilitar processos burocráticos e contribuir para a segurança, evitando possíveis fraudes. Mas e como adquirir a nova Carteira de Identidade Nacional? Calma! A gente explica!

Como obter a nova Carteira de Identidade Nacional?

Para ter acesso a nova CIN, você precisará primeiro regularizar seu CPF junto à Receita Federal. Antes da emissão do novo documento, serão feitas validações biográficas e biométricas para garantir a segurança. A CIN pode ser emitida de três formas: em papel, em policarbonato (forma de plástico) e digitalmente, por meio do aplicativo gov.br.

Como obter a CIN:

  • Regularize seu CPF na Receita Federal.
  • Validações biográficas e biométricas serão feitas.
  • A CIN pode ser emitida em papel, plástico ou digitalmente pelo aplicativo gov.br.

Leia Mais: 13º salário do INSS em 2024: Sem Antecipação mas com AUMENTO no Valor.

Quais as vantagens da Carteira de Identidade Nacional?

Entre as inúmeras vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional, estão a unificação dos dados do cidadão, segurança e modernidade. Além disso, a nova identidade contará com um QR Code e um código internacional, o MRZ, permitindo seu uso também para viagens. Além de tudo isso, o documento terá uma versão digital!

Gostou dessa novidade? Por aqui, estamos bastante empolgados com essa facilidade que o cidadão brasileiro receberá. Lembrando sempre que o processo de troca será gradual e gratuito até 2032, então não precisamos correr para realizar a troca. Até a próxima!

Vantagens da CIN:

  • Unifica os dados do cidadão.
  • É mais segura e moderna.
  • Possui QR Code e código internacional para viagens.
  • Tem versão digital.