Jornal dia
Seu jornal de notícias

NOVO RG facilita vida da população idosa em 2024! CONFIRA os detalhes!

0

Olá, caros leitores! Temos uma excelente notícia para os brasileiros, especialmente para os idosos. A partir de agora, a simplificação e unificação dos documentos do cidadão de todo o país será uma realidade. Essa novidade chega com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o antigo Registro Geral (RG). Acredite, essa novidade é muito bem-vinda e beneficiará muitos brasileiros. Vamos explicar tudo detalhadamente a seguir.

O que é a nova Carteira de Identidade Nacional?

Lançada no dia 11 de janeiro de 2024, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em 18 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Paraíba, Maranhão e Sergipe. A implementação da CIN em todos os estados brasileiros está prevista para 2032.

O que é a nova CIN?

  • A CIN é um novo documento único que substituirá o RG em todo o Brasil.
  • Ela foi lançada em 11 de janeiro de 2024 e já está disponível em 18 estados.
  • A implementação em todos os estados está prevista para 2032.
Fonte: Pensar Cursos
Fonte: Pensar Cursos

Leia Mais: CNH Social: Saiba tudo sobre o programa que busca facilitar a habilitação para pessoas de baixa renda!

Quais os benefícios para os idosos?

Para os idosos, a nova CIN traz uma boa novidade. Uma vez feita a troca do documento, sua validade se torna indeterminada, ou seja, não precisará de renovação. Essa iniciativa visa facilitar processos burocráticos e contribuir para a segurança, evitando possíveis fraudes. Mas e como adquirir a nova Carteira de Identidade Nacional? Calma! A gente explica!

Como obter a nova Carteira de Identidade Nacional?

Para ter acesso a nova CIN, você precisará primeiro regularizar seu CPF junto à Receita Federal. Antes da emissão do novo documento, serão feitas validações biográficas e biométricas para garantir a segurança. A CIN pode ser emitida de três formas: em papel, em policarbonato (forma de plástico) e digitalmente, por meio do aplicativo gov.br.

Como obter a CIN:

  • Regularize seu CPF na Receita Federal.
  • Validações biográficas e biométricas serão feitas.
  • A CIN pode ser emitida em papel, plástico ou digitalmente pelo aplicativo gov.br.

Leia Mais: 13º salário do INSS em 2024: Sem Antecipação mas com AUMENTO no Valor.

Quais as vantagens da Carteira de Identidade Nacional?

Entre as inúmeras vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional, estão a unificação dos dados do cidadão, segurança e modernidade. Além disso, a nova identidade contará com um QR Code e um código internacional, o MRZ, permitindo seu uso também para viagens. Além de tudo isso, o documento terá uma versão digital!

Gostou dessa novidade? Por aqui, estamos bastante empolgados com essa facilidade que o cidadão brasileiro receberá. Lembrando sempre que o processo de troca será gradual e gratuito até 2032, então não precisamos correr para realizar a troca. Até a próxima!

Vantagens da CIN:

  • Unifica os dados do cidadão.
  • É mais segura e moderna.
  • Possui QR Code e código internacional para viagens.
  • Tem versão digital.