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Nubank oferece estorno de PIX em 5 minutos

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Com a crescente digitalização dos serviços bancários, o Nubank se destaca como uma das principais alternativas para os brasileiros. Um dos diferenciais desse banco digital é a quantidade de funcionalidades que oferece para aprimorar a experiência do usuário, sendo uma delas o estorno do PIX, instrumento essencial para garantir a aplicação correta da lei e evitar a retenção indesejada de dinheiro alheio. Na sequência, elaboramos um guia simplificado de como realizar um estorno de PIX pelo Nubank.

Ao utilizar o Nubank, os usuários têm acesso a um aplicativo intuitivo e repleto de funcionalidades que facilitam a gestão financeira. Dentre as várias vantagens, inclui-se o recurso de estorno do PIX, que possibilita a devolução quase que instantânea de um valor enviado. Mas é essencial lembrar que qualquer montante recebido nesta modalidade tem um prazo determinado para ser reembolsado. Portanto, se um PIX for detectado como recebido por engano, o estorno deve ser feito o mais rápido possível.

Passo a passo para realizar um estorno de PIX no Nubank

Novidades do Nubank em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Nubank em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Primeiro, é necessário abrir o aplicativo do Nubank e selecionar a opção “Conta”, que redirecionará o usuário para a área de movimentação financeira. Uma vez ali, ter-se acesso a todas as transações realizadas e recebidas em períodos determinados. Portanto, é necessário localizar a transação correspondente ao PIX que deseja estornar, clicando sobre ela para acessar mais detalhes. Logo, clicar na opção “Precisa fazer um estorno” e, em seguida, digitar o valor que se deseja estornar. Por último, confirmar a devolução com sua senha de quatro dígitos e aguardar a conclusão da transação.

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Sou obrigado a devolver um PIX recebido por engano no Nubank?

Sim. De acordo com as normas vigentes, qualquer PIX recebido por equívoco deve ser devolvido. Se isso não ocorrer, a pessoa que realizou a transação pode buscar auxílio judicial e iniciar um processo para recuperar o valor. Dessa forma, é crucial atentar-se aos PIX recebidos e verificá-los para evitar possíveis conflitos legais.

E se o tempo de estorno já passou?

Embora haja um prazo para devolver um PIX indesejado, existem alternativas caso essa janela seja excedida. Por exemplo, é possível verificar o recibo da transação para identificar o remetente e anotar os dados bancários, para então fazer uma nova transferência. No entanto, se as informações estiverem protegidas ou impossibilitadas de serem acessadas, o cliente poderá entrar em contato com o banco por meio do chat do aplicativo, e-mail ou telefone, para explicar a situação e buscar uma resolução.