O Futuro dos Pagamentos do Bolsa Família: Conheça o Real Digital
Os beneficiários do Bolsa Família deverão ter uma nova opção para receber seus benefícios. Recentemente, Rita Serrano, a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), anunciou que, em um futuro próximo, o programa poderia começar a usar o Real Digital para realizar pagamentos. O Real Digital é uma criptomoeda oficial criada por entidades autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB), que busca criar soluções para o sistema digital.
De acordo com a presidente da Caixa, por estar em 99% dos municípios brasileiros e possuir 155 milhões de clientes, o banco seria um grande campo de testes para novas soluções. Os benefícios sociais e trabalhistas no formato de moedas tokenizadas [moedas convertidas em ativos digitais] são uma das ideias em discussão.
Como é feito o saque do Bolsa Família atualmente?

Atualmente, o benefício pode ser sacado de diversas maneiras. O titular do benefício pode retirar o dinheiro diretamente no guichê de atendimento da Caixa, se dirigindo à agência mais próxima com um documento oficial com foto. Esse saque pode ser efetuado entre 10h e 15h. Após seguir as instruções do banco, o beneficiário precisa apenas esperar a vez para informar o desejo de sacar o Auxílio Brasil e comprovar a titularidade do benefício.
Outra opção é sacar o benefício nos caixas eletrônicos da Caixa. O benificário precisa inserir o cartão, aguardar a leitura, seguir as instruções e finalizar a operação. Os saques também podem ser feitos nas Casas Lotéricas, porém, apenas o titular do benefício pode efetuá-los, apresentando o cartão do Bolsa Família e um documento de identificação.
Leia Em Seguida: Cadastro aberto para entidades no programa Minha Casa, Minha Vida
O que muda com o Real Digital?
Ainda não há detalhes de como será o procedimento de saque com o Real Digital, mas a transição para o sistema digital poderá facilitar a vida de milhões de beneficiários. Por ser uma criptomoeda, os recursos poderão ser transferidos diretamente para a conta do beneficiário de maneira mais eficiente e segura. O anúncio feito por Rita Serrano é um sinal de que a Caixa está procurando maneiras de aprimorar e modernizar os sistemas de pagamento do Brasil e essa mudança pode representar um avanço significativo.
Leia Em Seguida: Relatório Revela Falhas na Coleta de Dados do Bolsa Família
Quem tem direito ao Bolsa Família?
A família deve possuir uma renda mensal de até R$218 por pessoa para ser elegível ao Bolsa Família. Além disso, a família deve cumprir compromissos nas áreas de saúde e educação, como realizar o acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos e manter uma frequência escolar mínima para as crianças e adolescentes. O Cadastro Único também deve ser mantido atualizado pelo menos a cada 24 meses.