Jornal dia
Seu jornal de notícias

Olimpíadas de 2028 em Los Angeles: O que Esperar? Entenda tudo!

0

Preparando-se para receber o mundo pela terceira vez, Los Angeles se prepara para sediar os Jogos Olímpicos em 2028. A cidade, que já organizou os Jogos em 1984 e 1932, agora mira em um evento ainda mais inovador e glamouroso. Aliás, a expectativa é alta, principalmente após a experiência dos Jogos de Paris em 2024. Marisa, uma cidadã angelina, expressou seu entusiasmo com a perspectiva de ter as Olimpíadas em sua cidade, mas reconheceu o desafio de superar o alto padrão estabelecido pela capital francesa.

Quando e Onde Acontecerão os Jogos Olímpicos de 2028?

Los Angeles receberá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no dia 14 de julho de 2028, dando início a um mês de competições. A cerimônia de encerramento está agendada para o dia 30 de julho. Na sequência, as Paralimpíadas terão início no dia 15 de agosto e se estenderão até o dia 27 de agosto do mesmo ano. Para receber os atletas e espectadores, a cidade californiana está realizando diversas obras de adaptação em seus locais icônicos.

O LA Memorial Coliseum, palco histórico das Olimpíadas de 1984 e 1932, será novamente o cenário das provas de atletismo. Além disso, o moderno Estádio SoFi, em Inglewood, está sendo adaptado para as competições de natação, com a construção de uma piscina olímpica de última geração.

Quais Esportes Estarão nas Olimpíadas de 2028?

Os Jogos de Los Angeles 2028 contarão com mais de 50 esportes olímpicos e paralímpicos, distribuídos em mais de 800 eventos. Algumas modalidades farão seu retorno triunfal ao cenário olímpico:

  • O críquete será jogado nas Olimpíadas pela primeira vez desde 1900.
  • O lacrosse, um dos esportes mais antigos da América do Norte, volta após mais de um século.
  • Beisebol masculino e softbol feminino estão de volta após ausência em Paris 2024.
  • O squash fará sua estreia olímpica, assim como o futebol de bandeira, versão sem contato do futebol americano.
  • A escalada paralímpica será apresentada, com atletas escalando uma parede de 15 metros.

Além disso, esportes relativamente novos como surfe, skate e escalada esportiva continuarão presentes no calendário olímpico. No entanto, o breaking, que estreou em Paris, não foi selecionado para Los Angeles 2028.

Quem Serão as Estrelas do Esporte em Los Angeles?

Alguns dos atletas que brilharam nos Jogos de Paris podem continuar a ser destaque em 2028. Entre os brasileiros, Rebeca Andrade, que conquistou 4 medalhas em 2024, não confirmou sua presença nas próximas Olimpíadas. No entanto, Beatriz Souza (judô), Duda e Ana Patrícia (vôlei de praia), Gabriel Medina (surf) e Tati Weston-Webb (surf) estão entre os nomes que podem voltar a competir.

No cenário internacional, atletas como Keely Hodgkinson, que ganhou ouro nos 800m femininos, e o nadador francês Léon Marchand, que levou quatro medalhas de ouro, estarão no auge de suas carreiras e certamente serão figuras de destaque em Los Angeles.

Los Angeles Estará Preparada para os Jogos Olímpicos de 2028?

Uma das maiores preocupações sobre a realização dos Jogos Olímpicos em Los Angeles é o transporte. A cidade precisa adaptar sua infraestrutura para mover milhares de espectadores pela extensa área urbana. Embora os planos para uma grande atualização da rede ferroviária tenham fracassado, há esperança de que a frota de ônibus possa lidar com a demanda.

O custo estimado para a realização dos Jogos é de quase US$ 7 bilhões, excluindo melhorias no transporte, o que representa um grande desafio financeiro para os organizadores. Contudo, a cidade pretende aproveitar ao máximo as estruturas já existentes e transformar temporariamente locais como as moradias estudantis da UCLA em instalações para os atletas.

Com uma promessa de sustentabilidade e o uso inteligente de locais icônicos, Los Angeles espera entregar uma Olimpíada memorável, marcada pelo glamour de Hollywood e pela inovação.