Pagamento a vista do seu IPTU e IPVA te dá alguma vantagem? Confira
A chegada de 2024 traz consigo uma das principais preocupações financeiras do brasileiro: o pagamento dos impostos. Entre os principais, encontram-se dois impostos anuais: o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Seja pela enxurrada de boletos logo no início do ano, pela recessão pós-festas de fim de ano, ou pela oportunidade de se beneficiar de descontos, muitos contribuintes se descobrem em dúvida: é melhor pagar à vista ou parcelar?
IPTU e IPVA 2024: pagamento à vista ou parcelado?

Esclarecemos que não há uma resposta definitiva para este questionamento. A forma mais eficaz de se decidir entre o pagamento à vista ou parcelado dos impostos é a análise individual da situação financeira de cada contribuinte.
Muitas vezes, devido à falta de planejamento financeiro, o contribuinte se vê obrigado a tomar uma decisão apressada. Para evitar isso, salientamos a importância de um bom planejamento financeiro. Dessa forma, será possível contar com a quantia necessária para pagar os impostos sem prejudicar o orçamento pessoal ou familiar.
Leia mais: Desvende tudo sobre o Imposto de Renda em 2024: O que mudou?
Qual o seu perfil financeiro?
Para quem está endividado ou com a condição financeira equilibrada mas sem uma reserva para pagamentos à vista, é recomendável evitar ao máximo empréstimos e outras formas de crédito que cobrem altos juros. Nesse caso, o parcelamento pode ser uma opção.
Já se você tem uma situação financeira confortável e conta com uma reserva para pagamentos à vista, aproveite o desconto oferecido e fique livre do risco de futuros atrasos das parcelas. Contudo, é importante lembrar das eventuais despesas extras do ano.
Leia mais: Calendário para Pagamento BPC 2024 LIBERADO: Confira as Datas!
Quando parcelar o IPTU e IPVA?
Caso você não tenha conseguido poupar dinheiro para o pagamento à vista ou se encontra com um orçamento mensal apertado, provavelmente, o parcelamento será a escolha mais adequada. Lembre-se de reajustar o orçamento mensal e tentar cortar algumas despesas para comportar as parcelas do imposto.
Planejamento financeiro para próximos IPTU e IPVA
Já sabemos que com um bom planejamento é possível pagar o IPTU e o IPVA sem endividamento, contudo, grande parte das pessoas tende a não planejar esses pagamentos com antecedência.
Tenha em mente a importância de um planejamento financeiro anual para começar o ano sem dificuldades financeiras. Mantenha-se informado sobre as datas de pagamento dos impostos e aproveite para programar-se financeiramente.
Por exemplo, em São Paulo, o calendário de pagamento do IPVA 2024 já está disponível com início em 11 de janeiro. O IPTU 2024 da capital ainda não teve seu calendário divulgado, mas deve sair em breve.
Em suma, o conselho é ponderar bem sobre a condição financeira e tomar uma decisão coerente com a realidade de cada um. Lembre-se: um bom planejamento financeiro sempre será a melhor arma contra problemas financeiros futuros.