Jornal dia
Seu jornal de notícias

Passo a Passo: Saque FGTS em Calamidades Públicas

0

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma das principais ferramentas oferecidas pelo governo para auxiliar o trabalhador em momentos de dificuldade. É o caso de situações de calamidade pública, quando os cidadãos podem ter acesso ao valor depositado neste fundo de maneira mais facilitada. Mas, você sabe como solicitar esse saque?

Caso você não esteja familiarizado com o processo, não se preocupe. Com o avanço da tecnologia, já é possível realizar essa solicitação pelo aplicativo FGTS, de maneira descomplicada e rápida. Abaixo, iremos detalhar o passo a passo para solicitar o saque FGTS em situações de calamidade pública.

Como solicitar o saque FGTS em situações de calamidade?

Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Inicialmente, para realizar o pedido é preciso baixar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Em seguida, o trabalhador deve efetuar seu cadastro na plataforma e, ao acessar o menu, optar por “Meus saques”. Dentro dessa aba, deve escolher a opção “Outras situações de saque - Calamidade pública”.

Depois de selecionar a sua cidade, alguns documentos precisam ser encaminhados para avaliação. São eles: uma foto recente do documento de identidade e um comprovante de residência emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade, que deve estar no nome do trabalhador.

Leia Em Seguida: Saque no valor de R$ 1,4 mil é liberado pelo Caixa Tem: Saiba se você tem direito

O que ocorre depois de solicitar o saque?

Após a solicitação, caso o saque seja aprovado, o valor deve ser disponibilizado na conta indicada em um prazo de até cinco dias úteis.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo, é possível acessar o site da Caixa Econômica Federal ou entrar em contato pelo serviço Fale Conosco, pelo telefone 0800 726 0207.

Leia Em Seguida: 3.500 Candidatos Recebem CNH Gratuita: Você é um deles?

Qual a importância do FGTS para o trabalhador?

O FGTS é um recurso de grande importância para a proteção do trabalhador brasileiro. Este benefício é alimentado com depósitos mensais feitos pelo empregador e, além de funcionar como um “pé-de-meia” para situações de emergência, também pode ser resgatado na aposentadoria, na compra de imóveis ou em casos específicos, como a calamidade pública.

Portanto, além de entender como solicitar o saque FGTS nessas ocasiões, é fundamental estar sempre atento ao saldo de seu fundo e conhecer as condições para uso e retirada.