PIS 2022: Tudo que Você Precisa Saber Sobre o Benefício!
Durante a pandemia, várias mudanças ocorreram em nossa rotina, e não foi diferente quando olhamos para o contexto financeiro. Entre as alterações observadas, destacamos o atraso no pagamento do PIS PASEP, que acabou criando um intervalo de dois anos entre o ano-base e o momento de recebimento do benefício. Este cenário inesperado trouxe dúvidas e incertezas para os trabalhadores que dependem deste abono, especialmente sobre o futuro pagamento do PIS referente ao ano-base 2022.
Antes da pandemia, o costume era que durante o mês de dezembro fosse divulgado o calendário do PIS para o ano seguinte. Contudo, até o presente momento, não temos qualquer informação ou confirmação sobre as datas de pagamento para o PIS ano-base 2022, o que tem causado ansiedade para muitos. Além disso, outro ponto ainda sem definição é o valor das parcelas para este benefício no próximo período.
Como será definido o valor do PIS 2022?

É relevante esclarecer que o montante do PIS PASEP é baseado no salário mínimo do ano de pagamento. Sendo assim, só será possível determinar o valor para o ano seguinte quando o governo Lula (PT) definir o piso salarial para 2024. Importante reiterar que a maior fatia de pagamento do PIS 2022 irá para os trabalhadores que mantiveram atividade com carteira assinada durante todo o ano-base.
Leia Mais: CVC permite usar FGTS para Viagens dos Sonhos; Aprenda AGORA!
Quem tem direito ao PIS ano-base 2022?
O PIS 2022 está definido para ser entregue para pessoas que trabalharam com carteira assinada durante o ano-base 2022, ou seja, os beneficiários serão aqueles que estejam dentro deste critério. Além disso, para ter direito é necessário que alguns requisitos sejam atendidos, como ter recebido até dois salários mínimos mensais no referido ano, não ter estado a serviço de pessoa física, possuir cadastro no sistema PIS PASEP por ao menos cinco anos e ter trabalhado ao menos trinta dias dentro do ano-base.
Aguardamos a divulgação oficial com as datas para o pagamento do PIS ano-base 2022. Por isso, mantenha-se atualizado com as informações oficiais do governo para assim poder saber exatamente quando e como poderá garantir o benefício a que tem direito. Lembre-se, a informação correta e no tempo certo é o melhor recurso que temos para planejar nossa vida financeira de maneira equilibrada e consciente.
Leia Mais; Saque do PIS/Pasep 2023: Veja quem pode retirar até R$ 1.320 até dezembro!