PIS/Pasep 2023: Sua renda extra está em PERIGO? Confira agora para não perder!
Para os trabalhadores elegíveis, o PIS/Pasep 2023 torna-se uma fonte extra de renda anual, principalmente em um contexto econômico tão desafiador. No entanto, muitos ainda não realizaram o saque do valor alusivo ao ano-base 2021 e o prazo final está próximo, terminando em dezembro.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 540.000 trabalhadores ainda não efetuaram o saque. Entre os cadastrados no PIS, 153.567 ainda não realizaram a operação e dos cadastrados no Pasep, 387.325 ainda podem retirar o benefício. Por isso, vale o alerta: verifique se você atendem aos critérios e não perca a oportunidade.
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2023?

Para estar habilitado a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023, é preciso atender a um conjunto de requisitos. Em primeiro lugar, é necessário ter tido um emprego registrado em carteira por pelo menos 30 dias no ano-base 2021. Além disso, a remuneração recebida deve ser inferior a dois salários mínimos por mês. É imprescindível que o trabalhador esteja inscrito no PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos.
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é voltado para servidores públicos, sendo gerenciado pelo Banco do Brasil.
Como é calculado o valor do PIS/Pasep 2023 e como sacá-lo?
O valor máximo do abono salarial do PIS/Pasep 2023 equivale ao salário mínimo vigente na data do pagamento. Assim, quem recebeu até maio teve direito a, no máximo, R$ 1.302, enquanto os que receberam a partir de maio foram pagos com base no novo valor do salário mínimo, que é de R$ 1.320. É importante lembrar que este valor é concedido integralmente àqueles que estiveram trabalhando durante os doze meses de 2021. Para quem trabalhou menos tempo, o cálculo é feito de forma proporcional.
Leia mais: Calendário do Pis 2024: Nascidos em JANEIRO e FEVEREIRO recebem hoje (27/11)!
Quando pode ser feito o saque?
O saque pode ser feito até o dia 28 de dezembro, nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, ou por meio de suas respectivas plataformas digitais. Passado esse prazo, o saque poderá ser solicitado diretamente à instituição responsável. Os valores não retirados permanecem disponíveis para saque por até cinco anos.
Para consultar a elegibilidade para o PIS/Pasep 2023, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para o telefone 158. Não perca essa oportunidade!