Jornal dia
Seu jornal de notícias

Possível greve de auditores-fiscais ameaça serviços do FGTS Digital e Seguro-Desemprego. ENTENDA!

0

Os Auditores-Fiscais do trabalho anunciam a possibilidade de uma greve nas próximas semanas, o que pode afetar diversos serviços pelo país e resultar na paralisação do FGTS Digital. Este novo sistema entrou em uso no último dia 1º de março e, desde então, tem facilitado o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Qual o motivo da greve dos auditores do FGTS Digital?

Fonte: Portal gov.br
Fonte: Portal gov.br

A principal motivação para a paralisação é que o governo ainda não regulamentou um acordo que foi firmado em 2016. Este acordo prevê a equiparação das condições de trabalho da categoria de Auditores-Fiscais do Trabalho com as dos Auditores-Fiscais da Receita Federal.

Leia mais: VEJA TUDO Sobre o Concurso CAIXA 2024! Calendários, Salários e Cargos!

Quais serviços serão afetados?

Com a paralisação dos Auditores-Fiscais do Trabalho, muitos serviços enfrentarão dificuldades. O principal impacto será sentido no recentemente inaugurado FGTS Digital. Além disso, o pagamento do Seguro-Desemprego, declaração de informações da Carteira de Trabalho Digital, pagamento do PIS/PASEP, e outros, também podem ser comprometidos.

O FGTS Digital vai parar completamente?

Com a paralisação dos auditores fiscais, é provável que o FGTS Digital fique inativo a partir do dia 13 de março. Além da paralisação do sistema em si, a implementação de novos recursos relacionados ao sistema, como o Empréstimo Consignado pela plataforma, também pode ficar comprometida.

Outras funcionalidades, como a inclusão de informações de exames toxicológicos no eSocial para motoristas profissionais, o parcelamento de débitos do FGTS, e a verificação de fraudes por meio de sistemas digitais, também correm risco de serem suspensas.

Leia mais: Brasileiros Celebram Novo Benefício de R$200,00 Autorizado pela Caixa Econômica Federal

Qual é a solução da greve?

Até o momento, a pauta de reivindicações dos Auditores-Fiscais do Trabalho ainda não foi atendida pelo governo. Sendo assim, tanto a categoria quanto os usuários dos sistemas afetados aguardam por uma resolução do impasse.