Posso Ser Preso por Dívidas de Cartão de Crédito? Entenda a Lei e Como Lidar com Este Problema!
Vivemos em tempos em que o medo de ser preso por não quitar dívidas relativas ao cartão de crédito ronda muitos brasileiros. Afinal, grande parte da população está endividada e os juros do cartão de crédito apenas impulsionam esta situação. Porém, será que, efetivamente, as autoridades podem prender alguém nestas circunstâncias?
O cenário econômico brasileiro apresenta elementos desfavoráveis à gestão financeira da população, sendo o cartão de crédito um dos principais agravantes do endividamento. Com juros altíssimos, a dívida inicial pode rapidamente transformar-se em uma grande bola de neve.
E qual a relação dos brasileiros com as dívidas de cartão de crédito?

No Brasil, muitos utilizam dois ou até mais cartões de crédito como uma extensão de sua renda. Isso foi evidenciado em um estudo realizado pelo Serasa que mostrou que 24% dos consumidores brasileiros têm 1 cartão de crédito, 24% possuem 2 cartões, 22% utilizam 3 cartões diferentes, 13% fazem gastos em 4 cartões, e 17% usam 5 (ou mais) cartões. Isso sinaliza uma dependência preocupante do cartão de crédito e reforça a necessidade de educação financeira.
Então, é possível ser preso por dívidas de cartão de crédito?
Embora o medo de ser preso por dívidas de cartão de crédito seja comum, a legislação brasileira não permite que isso ocorra. De acordo com a Constituição Brasileira, a prisão por dívidas é considerada ilegal. Logo, mesmo que uma pessoa tenha muitas dívidas, ela não pode ser presa simplesmente por esse motivo.
A única exceção à essa regra está relativa à pensão alimentícia. Essa é a única forma de dívida que pode levar à prisão do devedor. Isso se deve ao fato de que a pensão alimentícia é vista como fundamental para o sustento de quem a recebe, portanto, o seu não pagamento é levado muito a sério pela justiça.
Leia Mais: Como ganhar dinheiro extra sem sair de casa?
Então o que acontece se eu não pagar minha fatura?
Ainda que a prisão não seja possível, o não pagamento das faturas de cartão de crédito ainda podem resultar em diversas consequências negativas. Além de juros altos, o devedor pode ter seu nome inserido no Serasa e SPC, o que dificulta a obtenção de crédito no futuro. Portanto, é fundamental buscar formas de regularizar a situação financeira o quanto antes.
Como lidar com as dívidas do cartão de crédito?
Para quem se encontra nessa situação, é essencial criar um plano de pagamento das dívidas, identificar áreas onde os gastos podem ser reduzidos e buscar meios para quitar o débito. Uma das opções disponíveis atualmente é o programa de renegociação de dívidas do Governo Federal, o Desenrola, as informações para participar podem ser encontradas no site da Fazenda.
Ao lidar com as dívidas de cartão de crédito, fica claro o quão importante é uma boa educação financeira. Afinal, é através dela que podemos evitar cair na armadilha dos juros altos e do endividamento.