Jornal dia
Seu jornal de notícias

Prepare-se para Pagar Menos: Aluguel residencial pode ter reajuste de -4,57% em Novembro de 2023!

0

Se você assinou um contrato de aluguel residencial que tem aniversário em novembro de 2023, prepare-se para um possível reajuste para menos! O percentual de -4,57% foi definido com base na variação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Este, apesar de ser o segundo mês consecutivo com alta no IGP-M, registrou uma variação de apenas 0,50% em outubro de 2023.

Essa oscilação moderada nos preços, segundo André Braz, coordenador dos Índices de Preços da FGV, se deve à aceleração no índice dos produtores, impactada pelo aumento de preços em importantes commodities. Essas alterações devem contribuir em breve para minimizar a queda nos preços dos produtos finais no varejo, principalmente os relacionados ao grupo Alimentação do IPC, cujo papel tem sido de estabilidade, impedindo que a inflação ao consumidor acelere ainda mais neste ano.

O que representou o IGP-M em 2023?

Com as taxas coletadas em outubro, o IGP-M acumulou, em 2023, taxa de -4,46%. Isso expõe um cenário bem diferente quando comparado ao mesmo período em 2022, quando o índice havia caído 0,97%, mas ata mesmo assim acumulava uma alta de 6,52% nos 12 meses anteriores. Então, mesmo com sua recente alta, o IGP-M mantém-se oscilante, mas continua sendo um dos indicadores mais utilizados para reajustes contratuais, devido à sua pontualidade na divulgação ainda dentro do mês de referência.

Leia Mais: Como Utilizar a CNH Digital e Prevenir Fraudes na Internet!

Como calcular o reajuste do aluguel?

Agora você pode se perguntar: “Como faço para calcular o reajuste do meu aluguel?” A primeira coisa a se observar é o contrato de locação. Confira qual índice está estipulado para ser utilizado no cálculo (pode ser o IGP-M, INPC, IPCA e outros). Depois, verifique qual foi a variação desse índice durante o período acordado para a correção, que normalmente é de 12 meses. Vale lembrar que o reajuste anual não é obrigatório e pode ser negociado entre locatário e locador.

Então, ficar atento às variações dos índices econômicos e entender quais influenciam diretamente o valor do aluguel é fundamental para evitar surpresas e, mais do que isso, para manter o poder de negociação nas mãos. Seja qual for o caso, estar informado é sempre o melhor caminho.

Leia Mais: Processo de abertura de MEI é Simplificado; Veja as novidades!