Jornal dia
Seu jornal de notícias

Processo de abertura de MEI é Simplificado; Veja as novidades!

0

Para aqueles que sonham em partir para o empreendedorismo, uma grande novidade veio para auxiliar essa iniciativa: a Receita Federal implementou no dia 15 de setembro, uma significativa simplificação em seu Formulário do Microempreendedor Individual (MEI), sito no Portal do Empreendedor.

Quais as novidades para abertura de MEI?

Processo de abertura de MEI é Simplificado; Veja as novidades!
Processo de abertura de MEI é Simplificado; Veja as novidades!

Esse avanço tornará o processo de inscrição para se tornar um MEI muito mais rápido e fácil, evidenciando o objetivo da atual gestão de incentivar o empreendedorismo e simplificar a legalização de empresas e negócios no país.

Leia mais: Descubra seus Direitos na Demissão sem Justa Causa!

Quais são as novidades na plataforma?

Alguns aspectos do formulário sofreram alterações afim de facilitar o preenchimento pelo usuário. Um dos principais é a eliminação do campo “Nome Fantasia” que agiliza significativamente o procedimento de cadastro. Essa alteração contribuirá para a eficiência operacional e integridade do processo.

Esse esforço por parte da Receita Federal assegura um processo mais eficiente, incentivando o surgimento de novos empreendedores e contribuindo para o crescimento da economia brasileira.

Leia mais: Novo Concurso INSS pode ser Realizado em 2023!

Passo a passo para abrir um MEI facilitado

Com as novas mudanças, o processo para abrir um MEI se tornou mais simples. Abaixo estão os passos para realizar a formalização pelo Portal do Empreendedor:

1. Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Quero ser MEI”. Seleciona a opção “Formalize-se”;
2. Preencha seus Dados Pessoais: você será redirecionado para um ambiente do Governo Federal. Preencha suas informações pessoais solicitadas;
3. Escolha a Atividade: informe sua atividade principal e, se necessário, atividades secundárias. É permitida uma atividade principal e, no máximo, 15 atividades secundárias;
4. Confirme o cadastro: revise todas as informações fornecidas e, se estiver tudo correto, confirme o cadastro. Você receberá o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
5. Imprima e arquive os documentos do MEI: imprima o CCMEI e o CNPJ para manter em seus registros. Eles comprovam a sua condição de MEI e podem ser exigidos em diversas situações.

Agora, com todas as ações feitas, você está oficialmente registrado como Microempreendedor Individual, pronto para exercer suas atividades legais e beneficiar-se dos incentivos fiscais concedidos a essa modalidade de negócio. Lembre-se de sempre manter-se em dia com as obrigações e responsabilidades de um MEI para manter seu negócio conforme a legislação vigente. Desejamos boa sorte em sua jornada empreendedora!