Programa bolsa estudantil! Milhões de estudantes beneficiados! Confira
Boas notícias para os estudantes do ensino médio brasileiro: o Ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que a distribuição da Bolsa Estudantil, um auxílio destinado a incentivar a permanência de estudantes na educação básica, começa em março deste ano.
Conhecido como Programa Pé-de-Meia, essa iniciativa é direcionada para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino e deverá beneficiar aproximadamente 2,5 milhões de jovens.
Quais os principais objetivos do bolsa estudante?

- Viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com foco especial nos indígenas e quilombolas.
- Reduzir os custos relacionados à manutenção de vagas ociosas causadas pela evasão estudantil.
- Promover a democratização do acesso ao ensino superior, implementando ações complementares para impulsionar o desempenho acadêmico.
Leia mais: Novas Regras para Aposentadoria! Idade Mínima e Tempo de Contribuição!
Entendendo a Bolsa Estudantil: dois tipos de auxílio
O programa dá direito a dois tipos de auxílio: mensal e anual. O auxílio mensal será pago ao longo de 9 meses e poderá ser retirado a qualquer momento, enquanto o anual será depositado ao final de cada série concluída no ensino médio.
Esse esquema de pagamentos serve como um incentivo para que os estudantes permaneçam e concluam o ensino médio, incentivando a continuação da educação básica. Segundo as estimativas do Ministério da Educação, são esperados investimentos na ordem de R$ 6,1 bilhões nesse programa.
Leia mais: Edital do Concurso INSS 2024! Confira Vagas e as Últimas Notícias Atualizadas!
Quem pode receber a Bolsa Estudantil?
Segundo a Medida Provisória (MP) enviada pelo governo ao Congresso, serão beneficiados:
- Estudantes inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que sejam contemplados pelo programa Bolsa Família;
- Universitários de 19 a 24 anos matriculados no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além disso, o estudante precisa manter frequência escolar de no mínimo 80% e evitar reprovações. Os beneficiários também precisarão participar das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Essa é uma grande iniciativa do governo brasileiro para incentivar a permanência dos estudantes na escola e combater a evasão escolar, além de abrir portas para um futuro mais promissor através da educação.