Jornal dia
Seu jornal de notícias

Programa Bolsa Família com mudanças surpreendentes para 2024: Veja agora!

0

De acordo com a 15ª edição da Pesquisa Observatório Febraban (Federação Brasileira de Bancos), realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), o Bolsa Família, programa lançado em 2003, é hoje considerado o mais relevante para a economia brasileira dos últimos tempos. Superando programas como o Plano Real, alçado ao segundo lugar.

A pesquisa, que levou em consideração a opinião de uma amostra de três mil entrevistados, foi realizada entre os dias 3 e 9 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais, podendo ser tanto para mais quanto para menos.

Quais as implicâncias desses resultados?

Isso mostra a influência e importância do Bolsa Família no desenvolvimento econômico do Brasil. O programa foi escolhido por 26% dos entrevistados como o mais importante em décadas. O Plano Real veio em seguida com 23%, seguido pela abertura da economia para o comércio internacional com 15%.

Outras iniciativas que apareceram no levantamento incluem o Auxílio Emergencial, BRICS, Lei de Responsabilidade Fiscal, descoberta do Pré-Sal, Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência, Reforma Tributária, Programa de Aceleração do Crescimento-PAC e o programa de privatização das telecomunicações, energia e siderurgia.

Leia Mais: Como Sacar seu FGTS: Guia Completo para Doenças Graves!

Qual o perfil dos entrevistados que escolheram o Bolsa Família e o Plano Real?

São diversas as características dos entrevistados que optaram pelo Bolsa Família ou pelo Plano Real. Contudo, observa-se uma predominância de menções ao Bolsa Família entre mulheres (29%), jovens de 18 a 24 anos (33%), aqueles que possuem até o ensino fundamental (34%) e na faixa de renda até dois salários mínimos (35%).

O Plano Real, por outro lado, foi predominantemente escolhido pelos homens (26%), na faixa de 45 a 59 anos (29%), entre os que possuem formação universitária (34%), e na faixa de renda acima de cinco salários mínimos (33%).

O Bolsa Família e o Plano Real são, sem dúvidas, marcos importantes na economia brasileira. Enquanto o primeiro busca combater a pobreza e facilitar o acesso das famílias a direitos básicos, o segundo foi lançado com o objetivo de conter a hiperinflação que assolava o país no início da década de 1990. A relevância desses programas mostra que as políticas de estabilidade da moeda e sociais são grandes impulsionadoras do desenvolvimento econômico do Brasil.

Leia Mais: Abono Salarial PIS/PASEP 2024: Saiba se Você tem Direito!