Programa Celular Seguro bloqueia celulares roubados! Entenda!
O Programa Celular Seguro, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em apenas uma semana de operação, já foi capaz de efetuar o bloqueio de quase 4 mil aparelhos celulares que foram roubados, furtados ou perdidos.
Além disso, foram registrados 1.011 alertas de bloqueio no estado de São Paulo que liderou o ranking, seguido por Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, e Minas Gerais. Entretanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública reiterou a necessidade de informar também às autoridades policiais e aos demais envolvidos no projeto, reforçando que o registro no programa não descarta essa obrigação.
O que é o programa Celular Seguro?

Lançado em 19 de dezembro de 2022, o Programa Celular Seguro visa a combater o roubo e o furto de celulares e aplicativos digitais em nível nacional. Desde então, o aplicativo já foi acessado por mais de 700 mil usuários que, através dele, registraram números de linhas de telefones que gostariam de bloquear em caso de furto ou roubo.
O recurso ainda oferece a possibilidade de designar pessoas de confiança para efetuar os bloqueios em nome do usuário cadastrado.
Leia mais: Conheça o Novo Calendário do PIS 2024: Confira as Datas!
Como funciona o bloqueio pelo programa?
Para efetuar o bloqueio remoto é necessário que os números estejam vinculados ao CPF do usuário e isso pode ser feito tanto através do site quanto pelo próprio aplicativo. No caso de recuperação do aparelho, o usuário deve entrar em contato com a operadora de telefonia e com os parceiros do Projeto Celular Seguro a fim de reativar seus acessos.
Os procedimentos para usar o aplicativo incluem baixá-lo na Google Play (para Android) ou na App Store (para iPhone) e realizar o login usando CPF e senha. Uma vez dentro do aplicativo, o usuário terá acesso às opções para navegação: “pessoas de confiança”, “registrar telefone” e “registrar ocorrência”.
Leia mais: Descubra como o ‘Meu INSS’ poupou ao Brasil R$4,6 bilhões!
Posso guardar esse registro de ocorrência para eventos futuros?
Sempre que ocorrer o registro de ocorrência (seja por perda, roubo ou furto), um número de protocolo será gerado e este deverá ser guardado para eventuais atendimentos futuros com os parceiros do projeto.
Além de ser uma ferramenta eficiente na luta contra o roubo de celulares, o Celular Seguro promove mais segurança aos usuários de aparelhos móveis, evitando que golpes sejam aplicados através de números de telefones furtados ou perdidos.