Jornal dia
Seu jornal de notícias

Programa “Desenrola da Educação” oferece renegociação de dívidas do FIES! Saiba como!

0

O privilégio que o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) proporciona aos estudantes de ter o seu diploma de curso superior em mãos antes mesmo de começar a pagar a dívida é indiscutível. No entanto, uma vez concluída a graduação, é hora de se encarar a realidade financeira e planejar a quitação do débito. Mas como fazer isso, especialmente em um cenário de pandemia, onde muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras?

A boa notícia é que o governo lançou o programa “Desenrola da Educação”, feito especialmente para esses indivíduos. O programa, que pode ser acessado online, oferece condições atrativas de parcelamento e descontos para quem deseja renegociar suas dívidas do Fies.

Entenda como funciona a renegociação de dívidas com o Fies

Programa "Desenrola da Educação” oferece renegociação de dívidas do FIES! Saiba como!
Programa “Desenrola da Educação” oferece renegociação de dívidas do FIES! Saiba como!

A iniciativa é uma colaboração entre o Governo Federal, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Tanto os alunos que estiverem com os pagamentos em dia quanto aqueles que estiverem inadimplentes podem aderir ao programa de renegociação. O censo mais recente demonstrou que as regiões com maior taxa de inadimplência são São Paulo e Minas Gerais, com 294.061 e 127.741 alunos inadimplentes, respectivamente. Por outro lado, Roraima, Tocantins, Rondônia e Acre são os estados com menor taxa de inadimplência.

Leia mais: NOVO Programa no CadÚnico Ajuda Jovens a Permanecer na Escola!

Quem pode aderir à renegociação?

A oferta está disponível para estudantes que firmaram contrato com o Fies até o ano de 2017 e que estiveram inadimplentes até 30 de junho de 2023. Aqueles que estão em dia com os pagamentos também são elegíveis para o programa, com condições de quitação um pouco diferentes.

Vale a pena destacar que as condições oferecidas dependem da data do contrato e do perfil do devedor. Entre os benefícios oferecidos estão descontos sobre encargos, parcelamento em até 150 vezes e descontos em caso de pagamento à vista.

  1. Contratos até 2017: Estudantes que firmaram contrato com o FIES até o ano de 2017 podem aderir à renegociação, abrangendo um grupo considerável de beneficiários.
  2. Inadimplência até junho de 2023: A oferta está disponível para aqueles que estiveram inadimplentes até 30 de junho de 2023, proporcionando uma oportunidade para regularização financeira.
  3. Condições Variáveis: As condições oferecidas, como descontos sobre encargos, parcelamento em até 150 vezes e descontos para pagamento à vista, variam conforme a data do contrato e o perfil do devedor.

Leia mais: NOVA Poupança para estimular permanência de estudantes no Ensino Médio! Confira!

Como aderir à renegociação online?

Aos que desejam renegociar suas dívidas sem sair de casa, podem fazê-lo diretamente através dos aplicativos dos bancos responsáveis. Para os clientes da Caixa Econômica Federal, o número para contato é 0800 104 0 104, enquanto para os do Banco do Brasil, o contato deve ser feito pelo número 0800 729 0001.

A renegociação de dívidas do Fies será possível até o dia 31 de maio de 2024, então, não perca tempo e planeje-se para cumprir com as suas obrigações financeiras e viver um futuro sem dívidas!