Programa Pé-de-meia: MEC combate evasão escolar com auxílio financeiro para alunos!
O Ministério da Educação (MEC) começa em março a implementação do Programa Pé-de-meia. O programa visa reduzir a evasão escolar ao oferecer um auxílio financeiro para alunos do ensino médio, que pode chegar a R$ 9.200 ao final do curso.
Qual o Público-alvo e critérios de seleção?
Os estudantes que desejarão participar não precisam se cadastrar no programa. A seleção será feita através do cruzamento do banco de dados formado pelas escolas durante a matrícula escolar deste ano.
Para receber o benefício, basta que o estudante esteja matriculado no ensino médio em uma escola da rede pública e tenha CPF. Os beneficiados serão estudantes entre 14 e 24 anos. No início, a prioridade será para os estudantes de famílias inscritas no Programa Bolsa Família.

Qual o Pagamento dos benefícios?
A responsabilidade pelos pagamentos ficará a cargo da Caixa Econômica Federal, que abrirá contas em nome dos estudantes para a realização dos depósitos.
O valor do Pé-de-meia será dividido entre um valor pela matrícula, um valor pela frequência escolar — dividido em nove parcelas — e uma poupança ao final do ano. O valor da poupança só poderá ser sacado pelos estudantes se eles forem aprovados na série que cursavam e se tiverem participado das avaliações propostas durante o ano.
Este ano, o primeiro incentivo, pela efetivação da matrícula, será pago entre 26 de março e 7 de abril.
Leia Mais: CNH: Descubra se há limite de idade para emissão e renovação do documento!
Auxílio com objetivos
Além de buscar uma redução da evasão escolar, o programa Pé-de-meia também objetiva incentivar os estudantes a concluírem a educação básica e a darem continuidade aos estudos no ensino superior.
A medida é uma forma de investimento na educação dos jovens brasileiros, contribuindo para a formação de um país mais desenvolvido e com mais oportunidades. A poupança ao final do ensino médio pode ser um incentivo para aqueles que desejam ingressar no ensino superior, mas enfrentam dificuldades financeiras.
Com o Programa Pé-de-meia, os estudantes do Brasil passam a contar com um benefício financeiro que pode auxiliar em seu desenvolvimento e formação acadêmica, trazendo esperança e novas perspectivas para o futuro.
Leia Mais: MEI garanta uma renda EXTRA com a nova regra da aposentadoria!
Processo de adesão ao programa
O prazo para que os sistemas de ensino que oferecem ensino médio regular se associem ao programa termina no domingo, 25 de Fevereiro. A assinatura do acordo e a indicação dos responsáveis pelo envio mensal dos dados estudantis ao MEC devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Apenas os secretários de educação estaduais e municipais e os reitores das instituições federais que oferecem ensino médio regular podem acessar o módulo no Simec e aderir ao programa.