Jornal dia
Seu jornal de notícias

Prorrogação do Prazo de Adesão ao Simples Nacional Alivia Empreendedores!

0

No Brasil, o prazo para adesão ao Simples Nacional, previsto para finalizar em 31 de janeiro, pode ser adiado para abril ou maio, de acordo com anúncio feito pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

Para quando foi prorrogado o Simples Nacional?

Prorrogação do Prazo de Adesão ao Simples Nacional Alivia Empreendedores!
Prorrogação do Prazo de Adesão ao Simples Nacional Alivia Empreendedores!

A decisão final sobre a prorrogação do prazo para adesão ao Simples Nacional deve ser tomada até o fim desta semana, sendo uma possibilitável alívio para milhares de empreendedores brasileiros que, diante de diversas obrigações e prazos a cumprir em janeiro, se veem em uma corrida contra o tempo.

Essa mudança permitiria que os empresários e escritórios contábeis tivessem mais tempo para garantir o enquadramento no regime especial de forma mais tranquila e efetiva. “A gente acha que esse prazo, para efeito do Simples, poderia ser empurrado para a frente, para poder coincidir com o Dia das Mães”, afirmou o ministro Márcio França.

Leia mais: Saiba como solicitar o Saque Calamidade do FGTS de até R$6 mil!

O que mudou no Simples Nacional?

Além da prorrogação do prazo de adesão, outros ajustes estão sendo estudados para o Simples Nacional. Entre essas mudanças, está a exclusão de Microempreendedores Individuais (MEIs) que não solicitem o reenquadramento, que terão que aguardar até 2025, e a nova fase da reforma tributária, que deve alterar o Imposto de Renda e o próprio Simples Nacional.

Leia mais: Imposto de Renda 2024: Saiba as Novas Diretrizes!

Afinal, o que é o Simples Nacional?

Vale lembrar que o Simples Nacional é um regime tributário diferenciado e simplificado para micro e pequenas empresas, que unifica o pagamento de oito impostos em uma única guia de recolhimento. Assim, a decisão sobre a prorrogação é aguardada com grande expectativa por muitos empreendedores.

Cabe ao governo agora anunciar oficialmente sobre a prorrogação do prazo de adesão ao Simples Nacional, essa mudança pode trazer um alívio necessário para os empresários no início do ano.

A notícia é um possível alívio no setor de empreendedorismo brasileiro e apresenta um panorama de maior tempo para a organização adequada e efetiva dos negócios.