Jornal dia
Seu jornal de notícias

Prova de Vida MAIS Fácil! VEJA as Últimas mudanças para 2024!

0

A prova de vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), um procedimento obrigatório para aposentados, pensionistas e outros beneficiários, passou por reformulações significativas. Anteriormente, exigia-se que os segurados comparecessem anualmente às agências do INSS, realizando a biometria e apresentando documentos pessoais. No entanto, a partir de 2023, o processo ficou mais simplificado e acessível.

O que mudou na Prova de Vida em 2024?

Prova de Vida MAIS Fácil! VEJA as Últimas mudanças para 2024!
Prova de Vida MAIS Fácil! VEJA as Últimas mudanças para 2024!

Visando evitar fraudes e pagamentos indevidos, a prova de vida agora pode ser realizada de forma presencial ou digital. Não é mais responsabilidade do beneficiário sair de casa para o procedimento, pois o próprio INSS é encarregado da tarefa.

Desde o início de 2023, o INSS passou a utilizar o cruzamento de informações públicas sobre o cidadão para confirmar quem está vivo e pode continuar recebendo seus pagamentos. Essas informações são mantidas ou administradas por órgãos, entidades ou instituições públicas federais, estaduais e municipais, e até mesmo bases de dados privados que mantêm um acordo de cooperação com o INSS.

Leia mais: Como Emitir e Usar Extrato do INSS para do IRPF com o Aplicativo Meu INSS

Quais ações servem como prova de vida?

Diversas ações podem servir como prova de vida, como acessar o aplicativo Meu INSS com o selo ouro, realizar empréstimos consignados com reconhecimento biométrico, ser vacinado, votar nas eleições, entre outras. A atualização de informações em órgãos de trânsito, de segurança pública, ou mesmo no Cadastro Único, também são exemplos válidos.

Leia mais: Guia Prático: Como Usar o Simulador de Aposentadoria do Meu INSS

E se o INSS não conseguir fazer a prova de vida?

Neste caso, o beneficiário é automaticamente notificado pelos canais oficiais, seja pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou por notificação bancária. Após a notificação, ele tem o prazo de 60 dias para realizar a prova de vida diretamente na agência bancária.

Desse modo, o INSS busca simplificar e tornar mais ágil o processo de prova de vida, garantindo a segurança e a correta destinação dos benefícios pagos pelo instituto, sempre visando facilitar a vida dos segurados e aprimorar os serviços prestados à população.