Jornal dia
Seu jornal de notícias

Queda nos Preços de Veículos USADOS reduz Valor do IPVA em 2024!

0

Nos últimos dias, os proprietários de veículos no Paraná receberam a notícia de que 60% da frota do Estado pagará um valor mais baixo de IPVA no ano de 2024. Isso se deve à queda nos preços dos veículos usados, uma tendência que está sendo observada em todo o país.

Os valores do IPVA estarão mais baixos para o próximo ano?

Queda nos Preços de Veículos USADOS reduz Valor do IPVA em 2024!
Queda nos Preços de Veículos USADOS reduz Valor do IPVA em 2024!

O governo do Estado indicou que os valores do IPVA para o próximo ano estarão mais baixos, em média, que o observado em 2023. Essa redução deverá afetar aproximadamente 2,7 milhões de veículos. Além disso, um contingente significativo da frota – em torno de 14% ou mais de 650 mil veículos – poderá verificar uma queda superior a 10% no valor do tributo.

Leia mais: Saque emergencial do FGTS: Veja agora os cuidados e muito mais!

Como a queda no valor dos veículos influencia no IPVA?

O valor do IPVA é definido a partir do valor venal do veículo, que se refere ao preço pelo qual o veículo poderia ser vendido no mercado. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é a instituição responsável pela determinação dos valores venais e, considerando os preços dos carros entre outubro de 2022 até outubro de 2023, houve uma redução média de 1,67%.

“Com a redução nos valores venais dos veículos usados, é esperado que o valor do IPVA cobrado em 2024 seja, na média, inferior ao valor cobrado em 2023”, afirma Ezequiel Rodrigues dos Santos, coordenador da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual.

Leia mais: Melhores Cartões de Crédito Online que São Aprovados na Hora! Conheça Agora!

E em outros estados, como fica o IPVA?

No Distrito Federal, a Secretaria de Fazenda já divulgou as datas de vencimento do IPVA para o ano de 2024, cujos prazos variam de acordo com o final da placa do veículo. Nos próximos dias, outros estados do país deverão divulgar informações atualizadas nesse sentido.

Porém, nem todas as notícias são animadoras já que em São Paulo, por exemplo, a previsão é de um aumento no valor do IPVA. Isso se deve à diferença de período utilizado para o cálculo do IPVA, que levou em consideração uma alta de 4,69% no preço médio de veículos usados e seminovos entre setembro de 2022 e 2023.

Essa informação, entretanto, ainda aguarda confirmação da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo de São Paulo.