Queda nos preços do gás de cozinha traz alívio para os consumidores
Após longo período de alta, os preços do gás de cozinha estão em queda, trazendo alívio para as famílias brasileiras. Nos últimos três meses, registramos uma queda significativa nos valores, animando os consumidores que temem por novas altas.
Segundo dados, nesta semana o gás de cozinha ficou 0,25% mais barato, representando uma queda de 25 centavos. Embora seja uma redução considerada pequena, ela representa um alívio para o bolso do consumidor, que já enfrenta dificuldades com o aumento constante do custo de vida.
Por que os preços do gás de cozinha estão caindo?

Mas, você deve estar se perguntando, o que está por trás dessa queda de preços? Os recuos nos valores aconteceram, principalmente, por causa de um reajuste histórico promovido pela Petrobras, que reduziu em 21,3% o preço do botijão de gás comercializado às distribuidoras do país em meados de maio. Além disso, a extinção da política de preço de paridade internacional (PPI) e a implantação de uma nova política de preços para os combustíveis contribuíram para a queda.
Leia Em Seguida: Direção para a Igualdade: Programa de CNH Gratuita esta prestes a ser lançado!
Variação regional dos preços
A queda no preço do gás de cozinha não foi uniforme em todas as regiões do país. Na semana passada, as maiores quedas ocorreram nas regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Por outro lado, os preços aumentaram em algumas regiões, como Norte e Sudeste.
Ainda, de acordo com os dados, o Nordeste apresentou o menor preço regional do país, seguido de perto pelo Sudeste, enquanto o preço mais alto foi registrado no Norte.
Leia Em Seguida: Prepare-se para o Pente-Fino do Bolsa Família em 2023
Como fica o Auxílio Gás com a queda dos preços?
A queda nos preços do gás de cozinha trouxe alívio, mas ainda é insuficiente para algumas famílias de baixa renda. Diante disso, o governo federal paga um benefício conhecido como Auxílio Gás para ajudar essas famílias a adquirir o botijão de 13kg. O pagamento desse benefício é realizado a cada dois meses. A previsão é que o próximo pagamento do Auxílio Gás seja realizado em agosto.
Em um cenário onde as famílias brasileiras enfrentam constantes aumentos nos preços dos produtos básicos, a queda nos valores do gás de cozinha é uma notícia a ser comemorada. Porém, é importante acompanhar as próximas semanas para verificar se essa redução se manterá.