Recolhimento do FGTS é anulado para trabalhador já aposentado! Confira
Um grande avanço para os trabalhadores aposentados que seguem no mercado de trabalho foi aprovado na última quarta-feira, dia 25. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deu sinal verde para um projeto de lei que anula o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a contribuição previdenciária para essa parcela da população. Além disso, foi proposta a criação de um cadastro específico de vagas para aposentados no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Pensando em melhor esclarecer as implicações dessa lei, vamos entender mais sobre o FGTS e como ele funciona para os trabalhadores como um todo. O direito à essa reserva financeira é garantido a todos, mas a nova lei propõe isentar aqueles que já alcançaram a aposentadoria e ainda estão em atividade.
Leia Mais: Saiu o Pagamento do PIS/Pasep em 2024: Confira agora Direitos, Valores e Consultas!
O que é e como funciona o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado pelo governo brasileiro em 1966 como uma maneira de oferecer mais segurança para o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. O objetivo principal do FGTS é garantir que o trabalhador tenha uma reserva financeira disponível para momentos de necessidade, como na compra da casa própria.
O FGTS é administrado pela Caixa Econômica Federal e os valores depositados são corrigidos monetariamente e rendem juros anuais. Agora, com a nova lei, aqueles que são aposentados e ainda estão no mercado de trabalho são isentos de contribuir para esse fundo.
Leia Mais: Novo Salário Mínimo para 2024 de R$ 1.421 tem data confirmada; Saiba Agora!
Como realizar o saque do Fundo de Garantia?
Para aqueles que ainda se perguntam como realizar o saque do FGTS, a maneira mais fácil é por meio do aplicativo. O usuário precisa apenas ter um login no portal da Caixa e escolher qual tipo de saque deseja fazer. Além disso, é necessário cadastrar uma conta bancária para que a transferência seja efetuada. Confira o passo a passo abaixo:
1. Acesse o App FGTS e clique em “Entrar no aplicativo”;
2. Informe seu número de CPF e senha de acesso. Na primeira página, selecione “Meus saques”;
3. Escolha o tipo de saque que deseja efetuar ou selecione “Outras opções de saque” para visualizar mais alternativas;
4. Concorde com os termos e clique em “Solicitar saque”;
5. Anexe os documentos necessários para liberação do valor;
6. Cadastre uma conta bancária para receber.
Ao ficar a par dessas mudanças, é possível fazer uma melhor gestão de suas finanças e entender mais sobre seus direitos enquanto trabalhador, aposentado ou não.