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Recupere sua Senha do Portal gov.br com este Passo a Passo Simples

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O gov.br, portal do Governo Federal, é a plataforma oficial para acesso a prestação de serviços digitais. Esse cenário online facilita o uso e evita burocracia. Para ter acesso ao portal, entretanto, é necessário que o cidadão informe seu CPF e senha. O que acontece se esquecermos essa senha? Será que é possível recuperá-la e ter acesso novamente à plataforma? Calma, a resposta é sim! Vamos mostrar aqui como fazer exatamente isso.

Inicialmente, é importante lembrar que a senha do gov.br pode ser acessada com o CPF do titular da conta ou com o certificado digital. Por ser pessoal e intransferível, cabe ao titular resguardar a sua segurança. E mesmo em caso de perda ou esquecimento da senha, é viável providenciar recuperação por meio do próprio site do governo, tendo ainda o aplicativo gov.br instalado no celular. Acompanhe agora um passo a passo de como fazer isso:

Passo a passo para recuperação de sua senha no gov.br

  1. Acesse o site do gov.br e clique em “Entrar”, parte superior direita da tela;
  1. Insira o seu CPF no campo indicado e clique em “Continuar”;
  1. Na tela que surge, clique em “Esqueci minha senha”, logo abaixo do campo para inserir a senha;
  1. Na sequência, surgem as instruções para recuperação da senha. Clique então em “Gerar QR Code”;
  1. Abra o aplicativo gov.br em seu celular e clique em “Ler QR Code”, opção que se localiza logo na página inicial;
  1. Por último, direcione a câmera para o QR Code do computador e defina sua nova senha de acesso.

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Como recuperar a senha do app do governo sem o celular?

Vale lembrar que também existem outras maneiras de recuperar a senha da conta. Entretanto, as outras opções podem diminuir o nível da conta, caso o usuário já esteja em nível prata ou ouro.

Ao chegar no passo 4 acima, basta clicar na opção “Não tenho celular”. Uma nova tela se abrirá com as opções dos bancos credenciados. O usuário deve então escolher um dos bancos para efetuar login.

Caso não queira utilizar o login do banco, o usuário pode clicar na opção “Recuperar de outra forma”. Um código será enviado para o e-mail de cadastro, que deverá ser confirmado na tela de recuperação e, em seguida, é só escolher a nova senha.

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O que é possível fazer na plataforma gov.br?

O gov.br é um portal de iniciativa do Governo Federal que objetiva atender ao cidadão brasileiro de maneira eficiente, disponibilizando vários serviços de forma online, fácil e rápida. Através do portal, é possível ter acesso a serviços públicos das três esferas do governo, incluindo consultas, solicitações e pagamentos.

O portal conta com uma variedade de serviços para os cidadãos, abrangendo áreas como documentos (consulta de CPF, agendamentos no INSS, Receita Federal ou Poupatempo), consulta do extrato do FGTS ou do PIS/PASEP, solicitação do seguro-desemprego ou auxílio emergencial, certificado de registro e licenciamento de veículo, consulta de histórico escolar ou resultado do Enem, agendamento de vacinação contra a covid-19, entre outros.