Reduza seu Imposto de Renda com Doações para Caridade! Passo a Passo AQUI!
Um dos principais benefícios de fazer contribuições para a caridade é a possibilidade de deduzir esses valores no Imposto de Renda (IR). Isso significa que o contribuinte ao ajudar uma causa ou instituição pode reduzir a quantia que deve pagar em seu imposto de renda de 2024 ou aumentar o valor de sua restituição. Nesse regime, pessoas físicas podem doar até 8% do IR e as empresas até 10%. Contudo, existem uma série de regras e prazos para essa modalidade de doação, dentre as mais importantes está a data limite, que é 29 de dezembro de cada ano.
Qual a vantagem em doar para caridade para reduzir o IR?

“A maior vantagem é a oportunidade de incluir essa doação na declaração do Imposto de Renda. A contribuição feita é descontada diretamente do valor do IR a ser pago do ano que se segue, e não da base de cálculo do imposto, distinto do que ocorre com outras despesas que podem ser deduzidas”, detalha Felipe Rei, socio proprietário na Vieite, Mizrahi e Rei advogados, e especialista em Direito Tributário.
Leia mais: Beneficiários do BPC agora têm acesso a R$ 16.181,99: Descubra como!
Quem Pode Fazer Doações Dedutíveis no IR?
De acordo com as normas estabelecidas pela Receita Federal, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer doações dedutíveis no IR. No entanto, há determinadas condições: pessoas físicas precisam escolher a declaração completa; já para as empresas, elas precisam ser tributadas pelo Lucro Real.
“Organizações jurídicas que são tributadas pelo Lucro Real podem realizar a doação de maneira trimestral. Pessoas físicas que optem pela declaração completa podem fazer a doação diretamente na Declaração de Ajuste Anual”, informou Rei.
Leia mais: INSS vai adiantar o BPC de R$1.320 para estas Pessoas: Não perca!
Como São Feitas as Doações Incentivadas?
Para fazer uma doação do tipo incentivada, o primeiro passo é que o projeto beneficiado esteja aprovado pelo poder público. O método mais comum de realizar a doação é por meio de um depósito na conta do fundo ou projeto social correspondente. Para isso, o contribuinte – seja ele um indivíduo ou uma empresa -, deverá entrar em contato com a instituição escolhida e solicitar o número da conta vinculada.
Cada fundo, projeto ou atividade tem um valor limite de Imposto de Renda que pode ser doado. Isso pode variar de 8% para pessoas físicas e até 10% para pessoas jurídicas. Vale lembrar que existem alguns limites adicionais, especialmente para doações a certos projetos e fundos.
De todo modo, ao contribuir para uma causa e também se beneficiar com descontos consideráveis no Imposto de Renda, a prática da solidariedade se torna ainda mais atraente e vantajosa para o doador.