Reforma da Previdência Lança grandes novidades para sua aposentadoria: Veja agora!
A Reforma da Previdência, promulgada em 2019, trouxe uma série de mudanças nas regras de aposentadoria. Para os trabalhadores que iniciaram suas atividades após esse ano, é necessário atentar-se às novas diretrizes. As mulheres, por exemplo, têm como critério a idade mínima de 62 anos e 30 anos de contribuição. Para os homens, são requeridos 35 anos de contribuição e a idade mínima de 65 anos. Mas, a reforma também estabeleceu uma regra de transição, baseada em um sistema de pontos.
Neste sistema, tanto a idade quanto o tempo de contribuição do trabalhador são levados em consideração. A cada ano, um ponto adicional será exigido até que se atinja o limite de 100 pontos para mulheres em 2033, e de 105 pontos para homens em 2029. “A regra de transição de pontos é um meio-termo entre o que já existia e o que passou a existir, para que as pessoas que já estavam perto de se aposentar tivessem alguma vantagem quando solicitassem o benefício”, explica Renata Só Severo, especialista em direito previdenciário.
Quantos pontos são necessários para a aposentadoria em 2024?

Segundo o advogado João Badari, especialista em direito previdenciário, no ano de 2024, os homens precisarão acumular 101 pontos e as mulheres, 91. Portanto, a combinação pode ser, por exemplo, um homem com 64 anos de idade e 37 anos de contribuição, ou uma mulher com 60 anos de idade e 31 anos de contribuição ao INSS.
Contudo, não basta somente atingir a pontuação necessária. Do total de pontos, o homem precisa ter contribuído por, no mínimo, 35 anos e a mulher por, ao menos, 30 anos para conseguir se aposentar. A diferença se completa com a idade do contribuinte.
Leia Mais: Governo paga benefícios do Bolsa Família em um só LUGAR! Confira qual!
Quais são as mudanças na regra da idade mínima em 2024?
Outra alteração importante se refere ao aumento gradual da idade mínima para requerer a aposentadoria. A cada ano, este limite aumenta em seis meses. Em 2024, a idade mínima para as mulheres sobe para 58 anos e 6 meses, e para os homens para 63 anos e 6 meses. A idade limite, por fim, é de 62 anos para as mulheres, a ser atingida em 2031, e 65 anos para os homens, cujo limite será alcançado em 2027.
Portanto, é fundamental se manter atualizado sobre as constantes mudanças nas regras da previdência para planejar adequadamente a sua aposentadoria. Consulte um especialista em direito previdenciário para obter orientações precisas e ajustadas à sua situação individual.
Leia Mais: INSS: O dinheiro está chegando! Veja quando você vai receber seu benefício em 2024!