Jornal dia
Seu jornal de notícias

Revelado Cronograma 2023 para pagamento dos atrasados do INSS: Saiba se você está na lista!

0

No corrente ano, é aguardado com ansiedade o pagamento dos atrasos do INSS. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a programação deste pagamento, e aqui vamos esclarecer tudo para você. Com acesso a fontes oficiais do INSS, traremos informações atualizadas e importantes para quem tem dinheiro a receber.

Os segurados que venceram processos judiciais contra o órgão previdenciário terão direito a valores significativos. Por isso, podemos dizer que o final de 2023 será bastante lucrativo para muitos! Para receber uma RPV (Requisição de Pequeno Valor), é necessário ter uma ação judicial finalizada, com o pagamento já estabelecido pela justiça, assim como acontece com os precatórios. Entenda mais a seguir.

Qual será a data do pagamento dos atrasados do INSS?

O Conselho da Justiça Federal (CJF) já liberou os valores para os Tribunais Regionais Federais (TRFs), beneficiando 144.671 segurados inseridos em 112.066 processos judiciais. Esses valores são referentes a revisões de aposentadorias, auxílios-doença, pensões e outros benefícios previdenciários. O cronograma de pagamento dos atrasados do INSS em 2023 é o seguinte:

  • Agosto de 2023: Liberação dos valores pelo CJF em setembro de 2023 e pagamento em outubro de 2023.
  • Setembro de 2023: Liberação dos valores pelo CJF em outubro de 2023 e pagamento em novembro de 2023.
  • Outubro de 2023: Liberação dos valores pelo CJF em novembro de 2023 e pagamento em dezembro de 2023.

Leia Mais: Tabela do PIS 2023: confira já valores que você pode receber de forma facilitada!

Como posso verificar se meu nome está na lista para receber os atrasados?

Para verificar se você tem direito aos atrasados, basta fazer uma consulta pela internet, no site do TRF da sua região. Tenha em mãos o número do requerimento do processo ou o CPF do beneficiário que ganhou a ação.

E no caso dos precatórios? São outros valores dos atrasados do INSS e são pagos quando ultrapassam os 60 salários mínimos. Para fazer a consulta, basta acessar o site do tribunal correspondente ao seu estado.

Leia Mais: Governo anuncia PAGAMENTO do Abono Natalino em 2023; Confira!

Precatórios e RPVs: onde posso consultar?

As requisições de pequeno valor também possuem consulta por meio do site de cada TRF. Veja a lista abaixo com as informações:

  • TRF 1ª Região: Distrito Federal, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Minas Gerais.
  • TRF da 2ª Região: Rio de Janeiro e Espírito Santo.
  • TRF da 3ª Região: Mato Grosso do Sul e São Paulo.
  • TRF da 4ª Região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
  • TRF da 5ª Região: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe.

Portanto, fique atento ao cronograma e confira todas as informações para garantir que você receberá seus atrasados do INSS corretamente.